fbpx

13º salário, como usar bem?

Está chegando a época daquele dinheirinho extra tão esperado no final do ano: o 13º salário!
images (17)
O principal objetivo deste dinheiro é dar tranquilidade e não mais dor de cabeça, portanto aproveite para usá-lo de forma consciente.

1ª dica: NÃO saia pagando todas as dívidas possíveis que você tenha acumulado durante o ano. De que adianta ficar sem dívidas e sem dinheiro e logo precisar entrar em dívidas novamente? Se fizer dessa forma, a vida financeira acaba parecendo uma montanha-russa: uma hora com dinheiro e outra hora precisando recorrer a empréstimos. Um bom planejamento financeiro não significa não ter dívidas, mas sim ter dívidas sob controle. Por exemplo, uma dívida parcelada onde as parcelas cabem tranquilamente no orçamento é uma dívida sob controle. Agora se as parcelas estão pesando no orçamento e obrigando a procurar outras alternativas para pagar as contas, este é um sinal de dívidas em excesso.

O dinheiro do 13º, portanto, deve ser encarado como um prêmio por um bom gerenciamento financeiro durante o ano e não um “tapa-buraco” para a falta de planejamento. Se continuar contando com o 13º para lhe salvar, ou seja, não mudar os hábitos que causaram estas dívidas em excesso, provavelmente terá o mesmo problema no ano seguinte, e no outro, e no outro…

Bom, mas de qualquer forma está na hora de colocar a casa em ordem, certo? Em 1º lugar, então, liquide (ou diminua) as dívidas que estão tirando seu sono, como o cheque especial, cartão de crédito sendo pago pelo valor mínimo (pague o valor total) e parcelas atrasadas de financiamento. Agora as outras dívidas estão sob controle? Ótimo, deixe assim! E já se acostume a não fazer novas dívidas que façam seu orçamento estourar.

Em seguida, começa a parte boa! Aproveitar o dinheiro extra para as premiações. Quanto melhor for o seu planejamento, mais vai sobrar para esta parte. A 1ª pessoa para se presentear é… você mesmo! Faz tempo que só trabalha e não vê os resultados do seu esforço? Aproveite para se dar um bom presente! Mas pague à vista, para que este dinheiro extra não vire uma nova dívida. Aposto que isso irá motivá-lo a repetir a receita no ano que vem!

E aquelas pessoas que te ajudaram durante o ano inteiro e você prometeu a si mesmo que, quando tivesse a chance, retribuiria pela sua amizade, companheirismo etc? Chegou a hora, guarde um pouco para presenteá-las também como forma de agradecimento! Os desafios do próximo ano ficarão muito mais fáceis sabendo que tem pessoas com quem pode contar novamente.

Por último, tranquilidade hoje é saber que o amanhã está garantido, portanto reserve um pouco para investimentos e formação da sua reserva para eventuais emergências. Lembre-se de que no começo do ano tem várias despesas que se acumulam como presentes e gastos com Natal e Ano Novo, IPVA, IPTU, matrícula e material escolar dos filhos.

Sabendo equilibrar bem, o 13º salário traz muita alegria e energia para começar o ano que vem cheio de motivação para ganhar mais e gastar melhor!

Prosperidade para todos!

 

Janser Rojo

Diretor QI Financeiro Consultoria e Educador Financeiro
 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “13º salário, como usar bem?”

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online