fbpx

Os Mestres da Bolsa

O ser humano tem uma notável capacidade em eleger os mestres de uma determinada área. Esses ganham uma aura que faz com que a sua legião de fãs esqueçam o seu lado crítico e assumam certo viés de crença em tudo que esses mestres dizem. Por outro lado, eles têm muitos ensinamentos e muitas experiências importantes a serem aprendidas desde que seja mantido o senso crítico.

Na bolsa, temos alguns mestres. Warren Buffett é o primeiro que vem a mente, mas temos outros.

Começarei falando de Benjamin Graham, o qual foi mentor de Warren Buffet. Ele nos ensinou que nós somos parte do público em geral e este está usualmente errado. Para contrabalancear nossa inerente fraqueza emocional, Graham diz que precisamos automatizar partes da nossa estratégia de investimento. Isso está totalmente ligado ao primeiro post que escrevi para vocês, mas vai além. Em ações, é preciso utilizar medidas padrões para analisar as empresas de forma que eles possam ser comparadas e tenhamos mais segurança sobre os investimentos que fazemos.

Outro importante é Philip Fisher, o qual recomenda, entre outras coisas muito interessantes que não citarei nesse post, que devemos investir em áreas que nós já somos familiarizados. Devemos procurar empresas cuja capacidade de crescimento das vendas e dos lucros (não pode ser somente vendas!!) cresçam mais do que a média da industria.

Por fim citarei William O’Neil, pelo antagonismo em alguns pontos em relação aos 3 mestres citados acima para justamente contrapô-los. Não mencionarei os pontos divergentes, somente um ponto que acho bem importante: concentre o seu portfólio em poucas e boas ações. Não diversifique em várias ações medíocres.

Além de outras experiências muito interessantes desses 4 grandes investidores, há vários outros mestres que poderiam ser citados aqui e que possuem estratégias muito interessantes e conselhos muito úteis.

Escolha um para começar a entender sua estratégia, seus erros e acertos e, o mais importante, implementar na sua estratégia de escolha de ações as técnicas recomendadas que você ache que faça sentido. E lembre-se que todos que conheço recomendam a mesma coisa: faça uma pesquisa profunda sobre a empresa para entender porque você está comprando a ação dela.

Boas aplicações!

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online