fbpx

Finanças Pessoais: Por onde começar?

Por Vanessa Zotarelli

Muitas pessoas querem começar a se organizar financeiramente, mas muitas vezes não sabem por onde começar, veem tanta bagunça que acabam infelizmente por desistir.

Vários questionamentos como não saber para onde o seu dinheiro vai no final do mês, ou até mesmo antes de chegar ao fim dele, ou ainda, querer realizar um grande sonho e pensar não ser possível por não ter dinheiro o bastante.

Você se identifica ou conhece alguém assim?

Mas afinal, por onde você pode começar?

Como primeiro passo, é de extrema importância entender, conhecer e aceitar a sua realidade. Sim, por mais difícil que talvez possa ser. 

Deste modo, começamos a ter clareza do nosso momento e não ficaremos mais pensando no passado e sim gerando mais clareza para partir para ação.

A clareza na qual me refiro, se diz em saber exatamente quais são as suas rendas e as suas despesas. Mas atenção! Aqui não vale conta mental, se faz necessário sim anotar tudo e quando eu digo tudo, é tudo mesmo!

Para as suas rendas, tenha claro as suas origens, quais os valores brutos, líquidos e em quais datas estão disponíveis na sua conta.

Para as suas despesas, faça um levantamento por categorias para que não se esqueça de nada. Como por exemplo as categorias Moradia, Alimentação e Transporte. E a partir delas faça subcategorias. Importante saber também os valores de todas e a sua periodicidade também.

E onde anotar tudo isso? Pode ser desde um aplicativo de organização financeira, planilhas de Excel ou até mesmo o bom e velho caderninho. O mais importante aqui é você fazer esse exercício para te gerar clareza.

Tem dívidas? Elas entram aqui também. Importante que liste tudo, desde credores/fornecedores, taxas, quantidades de parcelas que ainda faltam e o total da dívida.

Com isso em mãos, é hora de arregaçar as mangas e partir para a ação.

Esses passos anteriores servem para te gerar clareza da sua situação atual e pode funcionar como um fluxo de caixa. Contudo para iniciar a sua organização financeira, faz muito sentido montar um orçamento com base nessas informações. Pois o Orçamento servirá como META e o fluxo de caixa como MÉTRICA.

A partir de então, você já terá informações suficientes para começar a identificar quais mudanças necessárias que poderá realizar.

Vamos partir para ação!?

Mesmo com essas dicas você não se vê fazendo isso sozinho(a)? Então você pode contar com a ajuda profissional de um planejador financeiro pessoal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online