fbpx

O que VOCÊ É agora que já cresceu?

Lembra-se de quando você era criança? Provavelmente, assim como todas as outras, a sua vida era cheia de sonhos e planos para o futuro, com a certeza de que iria conseguir realizar todos eles! De vez em quando, chegava um adulto e perguntava O que você quer ser quando crescer? Essa pergunta abria um mundo de possibilidades, tanto que as opções para resposta iam desde malabarista de circo até astronauta. Não havia limites para a imaginação, assim também como não havia limites para a realização… ou alguém ousava dizer que você não iria alcançar aquilo que queria? Qualquer adulto sabe que o potencial de toda criança é ilimitado, principalmente depois de tantos exemplos que ouvimos onde adultos de sucesso foram crianças que cresceram em ambientes totalmente desfavoráveis. Todo adulto sabe que a resposta para a pergunta O que você quer ser quando crescer?, por mais absurda que seja, tem a possibilidade de acontecer, só depende do esforço da criança.

Pois bem, assim crescemos e infelizmente perdemos o hábito de fazer perguntas que nos levam a reflexão do que queremos para o futuro. Por que ninguém mais pergunta O que você quer ser quando crescer? Será que o tamanho de uma pessoa indica que não é mais preciso planejar nada? Sem um estímulo e tempo para pensar no futuro, a vida vai acontecendo, muitas vezes sem nos darmos conta que estamos indo para um caminho bem diferente daquele que havíamos sonhado para nossas vidas…

Aproveitando que você está lendo este post então, convido-o a refletir sobre a seguinte pergunta: O que VOCÊ É agora que já cresceu? Está feliz com o resultado?

A resposta basicamente remete ao passado, a um acompanhamento das decisões que levaram até este momento atual. Caso não esteja feliz com o resultado, com certeza terá que tomar decisões diferentes para mudar o futuro, afinal não adianta achar que os mesmos hábitos trarão resultados diferentes. Talvez aí esteja a motivação que precisava para incluir um novo hábito de Planejamento Financeiro em sua vida!

Todo bom Planejamento Financeiro começa com uma versão “atualizada” da pergunta O que você quer ser quando crescer? Já que essa pergunta cai em desuso quando já somos “grandes”, podemos utilizar a seguinte: Quais são seus objetivos para os próximos 10 anos? Você pode mudar o período para 5 ou 20 anos, por exemplo, porém a intenção é parar para refletir sobre o que é realmente importante para você.

Estes objetivos serão seu guia, seu “mapa” para onde quer chegar! Se forem objetivos realmente importantes para sua vida, com certeza achará forças para mudar aquilo que esteja atrapalhando seu caminho. Por exemplo: seu trabalho atual não é exatamente o que planejava para sua vida? Gostaria de daqui a 10 anos estar em um lugar diferente, talvez até com seu negócio próprio? Ótimo. Planeje-se! Comece desde já a guardar um dinheiro que será investido em seu próprio negócio e para segurar as contas enquanto a empresa ainda não estiver dando lucros! Só de começar a se planejar, as atitudes do dia-a-dia já se modificam, pois cada dinheiro depositado na conta de “Objetivos” se torna um indicador de que o sonho está mais perto! Tênis bacana, calça de marca, relógio fashion… Tudo isso se torna pequeno em comparação ao objetivo traçado e você não cai mais nas armadilhas de consumo que agora começa a ver que na verdade te afastam de onde quer chegar.

O que VOCÊ É agora que já cresceu?

Com certeza o passado não pode ser mudado, mas o futuro… esse sim só depende do que você planejar para ele!

“Mire na lua. Mesmo que você erre cairá entre as estrelas” (Les Brown)

Prosperidade para todos!

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online