fbpx

Veja bem…

Algumas pessoas que tem processos desenvolvidos comigo às vezes comentam que não estão atingindo os resultados que queriam no prazo que queriam. Aí eu pergunto para elas se estão fazendo o que eu disse para elas fazerem. Aí estas pessoas respondem que não.

Temos o hábito de questionar processos dizendo que não funcionam. Em geral são processos que não fazem mal algum se forem adotados, como parar de comer açúcar refinado ou parar de fumar. Na pior das hipóteses experimentar fará com que a situação fique exatamente do jeito que está. Mas estas mudanças trazem desconforto e o ser humano tende a fugir da dor, do que não é prazer, e o desconforto é um tipo de dor bem incômoda.

Mudar hábitos de alimentação, adquirir o hábito de fazer exercícios regulares, praticar exercícios de meditação para acalmar a mente são mudanças desconfortáveis, pois contrariam a segurança de nossos hábitos diários, na qual repousa o nosso conforto do que achamos que é conhecido e seguro. A segurança é uma das necessidades humanas, da qual falaremos em um post futuro. Se ela não estiver atendida nós nos sentimos mal.

Acontece que temos dois caminhos na vida. Ou cuidamos da nossa saúde física, mental e emocional agora, de forma preventiva, sem remédios ou tratamentos demorados e inconvenientes, ou teremos que tratar depois. Se escolhermos tratar agora, poderemos ter mais disposição, mais criatividade, mais entusiasmo para desenvolver nossos projetos e nos aproveitarmos dos seus frutos no futuro.

Se escolhermos somente tratar disto depois, gastaremos todo o nosso dinheiro e nossas conquistas para recuperar a saúde que perdemos. A questão é se isto vale a pena. E é claro que esta é uma escolha de cada um.

Um ponto muito importante é assumir a responsabilidade pelos resultados da sua vida. Não ficar culpando a economia, o chefe, o tempo, a agenda cheia. Nós escolhemos tudo isto, consciente ou inconscientemente. Os resultados sempre vem, de qualquer forma. Então é melhor trazer todas as escolhas que fazemos para o terreno do consciente, para que tenhamos resultados melhores, pois serão planejados.

Quando assumimos a responsabilidade por nossos resultados, paramos de culpar um processo dizendo que não é eficiente. Começamos a questionar nossos hábitos e comportamentos, a forma como estamos atuando neste processo para que ele tenha um resultado melhor, pois este depende de nós. Até mesmo em situações em que consideramos que já fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, podemos, olhando um pouco mais de perto, achar formas de influenciar um pouco mais no resultado, para que possamos atingir nossos objetivos, sem, é claro prejudicar a vida de qualquer outra pessoa.

Assumir a responsabilidade é obter o controle dos resultados. É obter controle sobre a sua saúde física, mental, emocional e financeira. Adquirir o hábito de não culpar nada ou ninguém traz o foco para a solução, o que torna a eliminação do problema muito mais rápida e eficiente. E você quer eliminar os seus problemas de forma mais rápida ou de forma mais lenta?

A opção é sempre sua.

Até a próxima!

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online