Muita gente se pergunta qual seria o MELHOR investimento para seu dinheiro. Para tentar achar a resposta, existem livros sobre Finanças Pessoais, vários sites na internet ou ainda diversos programas especializados na televisão. Todas essas fontes são bastante informativas, mas não ajudam muito na prática aquele que busca um aconselhamento específico para sua situação.
Quando o autor escreve um material que será acessado por centenas (ou milhares, ou milhões) de pessoas, ele não prepara o conteúdo para que seja somente útil para uma pequena parte dos interessados. Ele tenta ser o mais genérico possível de forma a satisfazer toda a sua audiência. Mesmo se tentasse, como poderia conhecer cada um deles e juntar um material que tivesse uma solução diferente para cada caso?
Por exemplo, um artigo poderia explicar as vantagens do investimento em Tesouro Direto, mas para colocar em prática, o investidor precisaria decidir qual dos títulos públicos comprar, o que não é uma decisão nada fácil e muda conforme o cenário econômico. Ou então outro artigo poderia falar sobre as possibilidades existentes no mercado de Ações, mas de nada adiantaria se o investidor não adquirisse muito mais experiência para saber quais ações negociar e quando comprar e vender.
Mesmo assim, o investidor iniciante pega aquele texto genérico e acha que está pronto para solucionar todos os seus problemas. Resultado? Muitas vezes tem prejuízo e volta correndo para a “segura” poupança prometendo que nunca mais sairá de lá.
A verdade é que o MELHOR investimento varia de pessoa para pessoa, e mais ainda! Varia também de acordo com o momento de vida que ela se encontra. O que poderia ser considerado o MELHOR investimento para ela hoje, pode ser totalmente diferente daqui a um ano.
Em meio a tantas variáveis, como então “descobrir” qual é o melhor investimento para seu dinheiro? É aí que entra o papel do Planejador Financeiro. Este profissional está constantemente atualizado sobre o Mercado Financeiro e também conhece a realidade específica de cada cliente. Através do acompanhamento sistemático, o Planejador pode sugerir alguns caminhos e fazer “correções de rota” quando necessário.
Quanto custa uma decisão errada de investimento? Quanto custa uma vida inteira de medo aceitando rendimentos medíocres como a poupança? Quanto custa a sua tranquilidade? É nessas horas que ter o acompanhamento de um Planejador Financeiro sai muito mais barato do que viver sem ele.
Quer saber qual é o MELHOR investimento para você? Quem é o seu Planejador Financeiro?