fbpx

A importância da Nota Fiscal.

Assim como você faz um planejamento para a lista do supermercado, existe um planejamento de como você pagará seus impostos. Uma prática pouco utilizada pelas empresas brasileiras é fazer esse planejamento e a falta dele é uma das grandes responsáveis pelo insucesso.

A maioria dessas empresas é de pequeno porte, como os pequenos comerciantes com suas lojinhas ou alguém que resolve investir o seu dinheiro em um negócio ou sonho antigo. Esses cidadãos optariam por pagar seus impostos com base no sistema de tributação intitulado popularmente por Simples Nacional.

E nesse interim começam os problemas.

É preciso traçar uma estratégia para minimizar o valor dos impostos que serão pagos. Ou primeiramente devem-se levar em consideração todos os gastos que serão realizados para o funcionamento da empresa.  Qual o melhor sistema de tributação para determinada atividade, quanto será realmente o valor da sua folha de pagamento, levando em consideração o INSS, FGTS e outros S por aí.

Bom, e onde as pessoas físicas se encaixam nisso?

Podemos levar para o nosso dia-a-dia a mesma organização utilizada pelas empresas bem preparadas. Em nosso orçamento devem estar registrados todos os fatos geradores dos impostos. Se tiver um salário X, deve estar atento qual o valor será descontado, afinal, é o seu dinheiro que está indo embora.  O valor do IRRF descontado da sua folha nada mais é que o Imposto de Renda que você deve pagar anualmente. Porém há um detalhe, algumas vezes é retido mais do que realmente se deve pagar de imposto e esse valor será restituído posteriormente.

Não trate esse valor de restituição como um “salarinho” a mais, por que na verdade é o dinheiro que você já havia recebido e utilizado como pagamento de imposto. Esse valor é apenas o seu próprio salário voltando pra você.

Como contabilista que sou recebo muitas perguntas de pessoas e amigos querendo saber se existe algum jeitinho brasileiro para pagar menos impostos, ou seja, como é a tal sonegação, se há um modo de enganar o sistema, entre outras coisas. E essa é uma pergunta interessante, pois existem duas respostas simples: existe um modo que te leva pra cadeia, pois isso é crime. A outra resposta lhe aponta os caminhos do planejamento tributário.

Deixar de pagar seu imposto não é a mesma coisa que estudar uma maneira legal de pagar menos impostos. Consulte sempre o seu Contador.

A tributação começa na emissão da Nota Fiscal, e muita gente prefere não emitir as NFs para não pagarem os impostos de suas empresas. O que é um erro grave.

Uma prática que deveria ser adotada por todos os brasileiros é exigência dessa nota fiscal, o famoso CPF na nota e outros comprovantes fiscais. Somente esses documentos garantem perante o Fisco o seu gasto com os serviços essenciais, como Educação e Saúde. A partir deles que serão calculados os abatimentos do Imposto de Renda para as Pessoas Físicas, e aí você estará pagando menos impostos.

Na prática, a opção de não emitir NF parece mais atrativa, mas acaba gerando um círculo vicioso: os impostos sempre estarão crescendo e os honestos pagando pelos malandros, para não dizer ladrões. Se isso fosse invertido, ou seja, sempre houvesse a emissão da NF na compra de um produto ou serviço, os impostos teriam a tendência de diminuir, a receita do Governo aumentaria e isso teria reflexo imediato nas prestações dos vários serviços públicos.

Então caro amigo, na próxima vez que for prestar ou receber um serviço, faça uma ótima contribuição para a população brasileira: exija Nota Fiscal!

Assim estaremos construindo um país melhor, e recuperando nosso dinheiro também.

Abraços.

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “A importância da Nota Fiscal.”

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online