fbpx

Porque eu invisto em ações

As pessoas sempre escutam falar que alguém ficou rico comprando e vendendo ações na bolsa. Para os apostadores, ela suscita certo medo por estarem atuando de forma não racional (no sentido econômico-financeiro da palavra). Eu lembro da minha primeira aplicação em bolsa (veja o meu primeiro post). O momento em que apertei o botão esquerdo do mouse dando a ordem de comprar no home broker me deu um frio na barriga.

Para os mais gananciosos, a bolsa é fascinante e traiçoeira, pois pode lhe tirar a disciplina necessária para saber o momento certo de sair com um bom dinheiro no bolso ou de estancar as perdas. Ou até mesmo de entrar, corroborando o lema de mercado que a pessoa física sempre paga a conta.

O controle das emoções e a disciplina são necessários para poder fazer um bom investimento na bolsa, mas antes de tudo é importante saber o porquê de investir em ações. Talvez esse deveria ser meu primeiro post. Deveria explicar porque eu invisto em ações. E mais do que isso, porque vivo disso e sempre gostei da bolsa de valores.

Eu invisto em bolsa para obter retornos de longo prazo bem acima da inflação por meio da escolha de empresas sólidas com estratégias consistentes. Uma frase simples, mas com um desdobramento muito grande. Começa pelo retorno de longo prazo. Eu não invisto em ações pensando no ganho diário ou de um dinheiro-na-mao-gmês. Penso em um horizonte de tempo de 1 a 2 anos no mínimo. Normalmente as pessoas querem pensar em retornos imediatos. Muito comum para quem viveu em uma economia com hiperinflação, mas que eu considero ruim quando olhamos para o investimento em ações. Como exemplo, temos que pensar em quanto tempo leva para uma empresa erguer uma fábrica, começar a operar e vender os produtos manufaturados por esta. Com isso, não podemos esperar que os lucros provenientes de um investimento desse venha logo, no montante e no cronograma originalmente estimado.

Por fim, a escolha de empresas sólidas com estratégias consistentes é a parte que demanda um bom tempo para achá-las. E aqui não tem atalho. É necessário realizar uma análise bem feita para achar as empresas ganhadoras.

Há outros motivos, tais como diversificação de carteira, mas vou explorar esse assunto no meu próximo post.

Boas aplicações!

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Porque eu invisto em ações”

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online