Às vezes nos deparamos com dias, situações ou mesmo épocas em que ficamos tristes e não sabemos por quê. É claro que existe uma infinidade de motivos diferentes para isto acontecer, mas podemos agrupar estes motivos dentro do que se chama de necessidades básicas do Ser Humano.
Se uma ou mais destas necessidades não estiver sendo atendida nos tornamos pessoas insatisfeitas e infelizes com a nossa realidade, com o nosso trabalho, com a nossa vida e com todos os que fazem parte dela, direta ou indiretamente. Você quer saber quais as necessidades que podem estar causando a sua infelicidade? Vamos a elas.
1. Segurança
É o sentimento de segurança que temos ao saber que teremos um salário no final do mês, uma família para nos receber em casa, a própria casa. O ser humano precisa ter uma sensação que possui uma base em que se apoiar em momentos de dificuldade, algo que apare a sua queda e sirva de apoio para se levantar novamente. É um instinto extremamente básico em nossa formação.
2. Variação
Temos a necessidade de quebrar a nossa rotina, e por isso os finais de semana, férias, feriados, festas, encontros com os amigos são tão importantes e nos satisfazem tanto, desde que eles em si não se tornem uma rotina repetitiva. É necessária que façamos algo diferente todos os dias, que nos motivará a continuar em nossa função principal. Empresas e pessoas que entendem isso bem suplantam a sua rotina diária, fazendo com que ela não os afete tanto como afeta a maioria das pessoas, fazendo algo diferente a cada dia.
3. Conexão
Cada um tem a necessidade de estabelecer uma conexão mais profunda com alguém como o marido, a esposa, os filhos, pais, irmãos, melhores amigos, animais de estimação, plantas e até religiões ou grupos de estudo. Sentimos a necessidade de uma ligação com algo maior do que nós mesmos, como se sentíssemos que não podemos ser seres isolados do mundo que nos cerca, que sozinhos não podemos transpor o caminho da nossa vida.
4. Reconhecimento
Precisamos ser reconhecidos como profissionais, pais, mães, irmãos, irmãs, amigos, amigas, membros de uma comunidade, de qualquer forma. Temos a necessidade de uma afirmação externa de que somos bons em alguma atividade ou com alguma habilidade. E ainda existe uma forma mais poderosa de reconhecimento, o auto-reconhecimento. Quando ele passa a ser predominante ficamos independentes das opiniões externas e realizamos realmente o máximo do nosso potencial, tendo o máximo de resultado.
Há também mais duas necessidades opcionais, que são preenchidas por aquelas pessoas que querem realmente ser felizes em suas vidas, com todas as realizações possíveis. Se você é uma destas pessoas fique atento a estas duas.
1. Evolução
Precisamos sentir que estamos evoluindo como seres humanos, como profissionais, como membros de uma família de uma comunidade, usando nosso potencial, aprendendo com nossos erros e realizando cada vez mais, de uma forma cada vez melhor. Ao sentirmos que estamos evoluindo sentimos que cumprimos nosso propósito e isto nos traz uma sensação de realização, que motiva melhorias constantes e resultados cada vez maiores.
2. Contribuição
Não basta que nós conquistemos uma evolução. Existe a necessidade de contribuir para aqueles que estão a nossa volta evoluírem também, pois a nossa necessidade de conexão deve ser preenchida de forma cada vez mais ampla. Quem nunca sentiu a satisfação de contribuir com alguém ou com alguma causa maior do que si mesmo deve experimentar, pois é uma sensação que traz um preenchimento inesquecível e torna a vida muito mais rica. Aos poucos vamos descobrindo que ao contribuir adquirimos cada vez mais em troca, mesmo sem querer esta retribuição.
Se você acha que algum destes pontos não está sendo atendido na sua vida, esta pode ser a causa da sua insatisfação, da sua falta de bem-estar e dos maus resultados que você está tendo em sua vida, em todos os sentidos, incluindo o financeiro. Procure ver a causa e o que você poderia fazer para cumprir com esta necessidade.
Chegando nesta solução, sua vida não terá somente mais qualidade, terá cada vez mais resultados. Tome como um hábito prestar atenção se estas necessidades estão sendo cumpridas em seu dia a dia. Se não estiverem, experimente variar um pouco para poder atendê-las. Vale a pena! Experimente! Sua vida, seus resultados e todos que convivem com você agradecem!
Até a próxima!