fbpx

O dinheiro manda em você ou você no dinheiro?

Este post tem uma versão para homens e uma versão para mulheres. Se você for uma mulher, leia a partir daqui. Se você for um homem, clique aqui para ir para a sua versão. E se quiser ler as duas fique à vontade. Sempre é bom ver tudo por outros ângulos.

Mulheresfeme-my-photoscape

Shopping bagsVocê usa o seu dinheiro como uma forma de alívio para as tensões do dia a dia? Faz das comprar uma forma de aliviar o estresse? Quantas vezes já foi ao shopping comprar roupas para se sentir melhor depois de uma briga com o namorado ou de um dia estressante no trabalho? E ainda parou naquela loja de maravilhosa de doces para comer aquela torta de chocolate que só eles sabem fazer, e está prontinha ali para ser apreciada. Quantas vezes já mergulhou em um pote de sorvete para aliviar a sua tensão e o estado que a TPM deixa você e que nenhum homem entende?

O pior de tudo é depois chegar na balança e ficar tensa com os quilinhos a mais que ela mostra, e procurar novamente uma dieta para recuperar a forma, voltar a frequentar a academia e se esforçar ainda mais nos exercícios para não perder mais roupas do que você já perdeu. Tudo isso até a próxima crise, que vai gerar mais compras de roupa, mais doces na loja do shopping, mais sorvetes, chocolates, regimes e academia. Você já fez a conta de quanto tudo isso significa? Do quanto você está usando todos estes recursos simplesmente para se sentir melhor? Sabe quanto dinheiro você realmente precisa para atingir uma sensação completa de bem-estar? Absolutamente nenhum!

como-acabar-com-a-tpm-23356Agora falar é fácil, difícil é fazer. Realmente, para chegar no estado de independência completa das compras, do sorvete e do chocolate, passando pelas tensões diárias que a mulher sofre, incluindo a TPM mensal é um caminho árduo, mas que nunca será atingido se você não der o primeiro passo. É preciso sair do ciclo vicioso que a nossa sociedade foi construída para manter. Alguns dizem que é necessário produzir a necessidade de consumo para manter a economia girando, mas a visão acaba sendo somente por um lado. É possível criar uma forma de consumo saudável mantendo o ciclo da economia.

Quando você opta por consumir alimentos mais saudáveis para substituir os industrializados, começar uma atividade física que realmente gosta de fazer, que pode ou não ser uma academia de ginástica, assim como uma escola de yoga, kung fu, karatê, natação, tênis. As opções estão aí. Pode ser que você ache mais caro estas opções, mas a diferença é que elas serão planejadas. Com uma alimentação melhor e uma atividade física que você realmente gosta de fazer, você se sentirá mais disposta, feliz e satisfeita. Irá necessitar menos de outras coisas para se sentir preenchida e precisará recorrer menos aos chocolates e doces, às compras de roupas e sapatos e outros agrados que você normalmente se faz.

No final das contas, o preço total será até menor, pois apesar de aumentar nas atividades saudáveis, mas será compensado pela economia nas compras do que você realmente não precisa e nem sentirá falta. E a economia estará girando da mesma forma e ganhará quem investir em atividades sustentáveis que fazem bem para os seus clientes a médio e longo prazo. Serão negócios que durarão mais, pois trarão valores de forma duradoura, dando mais empregos por mais tempo e condições dos funcionários participarem da economia.

E mais um exercício. Reserve pelo menos um minuto para se afastar do que estiver fazendo. Feche os olhos e concentre-se somente na sua respiração, procurando deixar os pensamentos se desviarem de você. Eles estarão lá, mas você não dará mais atenção a eles. Faça isso somente por um minuto, onde quer que esteja. Acostume-se a praticar estes momentos várias vezes ao dia. Aos poucos você começará a se perceber e ao tomar consciência de si mesma tomará controle de suas sensações. Verá que pode ser completa por si só e não precisará de nada externo, a não ser que queira conscientemente.

Experimente aos poucos uma nova forma de encarar a vida. Mude um pouquinho por vez, sentindo como você pode se sentir preenchida sem a necessidade de gastar seus recursos. Você estará no controle destes gastos e terá condições de uma qualidade de vida ainda maior.

masculino-my-photoscape Homens

volvo-carsApesar de comentarmos sempre sobre a compulsão constante de compras das mulheres, não percebemos que nós também temos nossas compulsões por compras. Compramos menos, mas nossos brinquedos são muito mais caros. Parece que há uma competição instintiva sobre quem tem o melhor carro, quem tem o emprego que paga mais, que namorou mais quando era mais jovem. A competição e a necessidade de se provar como o melhor do grupo é algo que traz satisfação quando realizado e frustração quando não é.

O estresse e a frustração do dia a dia passam a ser compensados com o choppinho e os “tira-gostos” no final do expediente, com o churrasco no final de semana, na roda de amigos contando vantagens e fortalecendo as amizades através das reclamações comuns do dia a dia. A nossa necessidade principal é de ser visto como o líder do grupo ou como o que sofre e se submete solidariamente a todos. O reconhecimento e a aceitação são lados de uma mesma moeda, que supre o vazio que acabamos sentindo.

Mas existe uma necessidade do homem que pode ajudar a superar este vazio. É a necessidade primária de prover sustento para uma família através da segurança, do alimento, de uma casa e tudo o que é necessário para suprir as necessidades da família. Este é um lado importante para o homem. Se o homem fica doente por excesso de trabalho, má alimentação ou uma frustração grande com a sua vida, passa a não conseguir suprir esta necessidade de segurança.

pai-saude-01Ao estar em dia com a sua saúde, de forma preventiva, se alimentar bem, fazer exercícios de forma periódica, o homem pode ter uma produtividade maior, ter maior controle sobre suas emoções e se relacionar melhor com seus colegas de trabalho. Isso trará uma segurança maior no trabalho e a médio e longo prazo uma estabilidade maior em todas as áreas. O homem passará a ficar mais tranquilo em sua necessidade de prover segurança. O relacionamento com a família melhora e ele se sente preenchido quando está próximo dela.

É claro que é saudável e recomendável que continue a ver os seus amigos, mas não por que precisa suprir um vazio que encontra nestas reuniões, mas porque quer estar próximo deles. Não importa o que vai comer ou beber, é uma vontade consciente de estar com seus amigos e família. A satisfação neste lado começa a ser maior do que a que obteria tendo gastos excessivos que na verdade acabariam condenando a sua possibilidade de prover sustento e segurança.

Os gastos adicionais com uma vida mais saudável, cuidando do que é importante para o seu bem-estar a longo prazo passa a ser compensada pela economia ao não precisar gastar seus recursos financeiros para suprir a sua necessidade de competição. Você passa a ter controle sobre os seus gastos, que não são feitos mais por necessidade, mas por planejamento e por decisão. Você não reage mais, somente toma ações de acordo com os seus objetivos, ficando muito mais satisfeito a longo prazo, imune aos pensamentos que os outros possam ter, ou que você acha que os outros tenham.

E mais uma dica para você começar a ter mais controle sobre suas atitudes e seus estados de ânimo. Durante um minuto, onde quer que esteja, procure um lugar tranquilo, feche os olhos e concentre-se somente na sua respiração. Os pensamentos virão como um turbilhão em sua mente, mas não alimente nenhum deles. Não é uma tarefa fácil, mas com o tempo você se acostuma. Procure fazer este exercício várias vezes ao dia. Com o tempo você verá que controla muito mais sua ansiedade, sua respiração e seus impulsos. Será um homem que estará muito mais no controle de si mesmo, em todos os sentidos, sem precisar comprar o que não precisa para ficar satisfeito.

Experimente! Não custa nada além de algumas atitudes simples que não atrapalham o seu dia a dia!

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “O dinheiro manda em você ou você no dinheiro?”

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online