Prezados leitores,
É com muito prazer que hoje daremos início a uma série de artigos voltados ao público que está embarcando no caminho que eu costumo chamar de sem volta. A Bolsa de Valores.
Neste patamar atual, onde a bolsa brasileira encontra-se na casa dos 57.000 pontos a pergunta que não sai da cabeça de muitos investidores, principalmente as pessoas físicas é: Agora é a hora de comprar?
Com a queda das taxas de juros, o investidor que deseja buscar uma rentabilidade atrativa em 2013 deve estar ciente que para isso terá que aceitar correr mais riscos em sua carteira de investimentos, e a Bolsa de Valores pode ser uma boa pedida.
Um instrumento que sempre me acompanhou na tomada de decisão, principalmente na hora de definir o momento exato de entrar ou sair de alguma operação e que pode nos ajudar a responder esta questão é a análise técnica, também conhecida por Escola Grafista.
Nesta nova série de artigos exploraremos de maneira didática e bem simplificada sobre o que consiste esta “ciência”, que através de estudos de registros e padrões gráficos associados às formulações estatísticas podem nos ajudar a projetar o caminho dos preços dos ativos negociados na Bolsa.
A análise técnica desconsidera informações e fatores externos, como por exemplo, o lucro de determinada empresa em análise, taxa de retorno, divulgação de resultados, fatos relevantes, ou qualquer notícia que possa impactar diretamente o seu cotidiano e sua evolução. A escola grafista olha essencialmente para o comportamento dos preços e volumes negociados, desligando-se totalmente dos outros fatores mencionados.
Cada investidor deve criar a habilidade de saber analisar por ele mesmo a situação dos preços dos ativos. Utilize o consenso geral como consulta, mas o ideal é formarmos o nosso próprio consenso sabendo a nossa própria hora de entrar ou sair de determinada operação (timing).
Em nosso próximo artigo iniciaremos uma abordagem teórica e daremos os primeiros passos dentro da Escola Grafista. Eu tenho certeza que este instrumento fará ou já faz parte da estratégia de cada um de nossos leitores em suas tomadas de decisões.