fbpx

Independência Financeira: eu quero a minha!!!

Você já parou pra pensar o que quer fazer depois de conquistar a sua Independência Financeira? Ou será que é tão impossível assim que ninguém nem pensa nisso? Ou talvez alguns nem saibam o que é, portanto como vão lutar por algo que nem sabem que existe?

Para deixar todo mundo na mesma página, vou explicar o conceito por trás deste termo. INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA, à primeira vista, pode parecer “viver independente de dinheiro” porém essa tradução ao pé da letra é incorreta e motivo de confusão para quem escuta pela primeira vez. Como, na nossa sociedade atual, alguém pode viver sem precisar de dinheiro? Praticamente hoje o dinheiro é utilizado para precificar todas as relações humanas, ou seja, tudo que alguém faz por outra pessoa ,seja um serviço ou a entrega de uma mercadoria, tem um valor monetário. Portanto, a não ser que você viva isolado do resto do mundo, é impossível não depender do dinheiro.

Mas existe uma outra maneira de viver sem se preocupar com as contas que vencem no final do mês… Tendo dinheiro de sobra! Ok, agora até podemos arriscar uma definição para Independência Financeira como “viver sem se preocupar com dinheiro”. Perceba a diferença da primeira definição: sem se preocupar é saber que o dinheiro é necessário, mas a vida segue sem ter isso como um obstáculo.

Então uma pessoa rica tem Independência Financeira? Nem sempre! Alguém com grande acúmulo de riqueza pode não ser financeiramente independente, assim como alguém que seja pode não possuir grande riqueza. Complicado né? Nem tanto se olharmos para alguns exemplos cotidianos.

Quem nunca ouviu falar de um jogador de futebol, cantor, lutador de boxe ou ganhador da Mega Sena que ganhou rios de dinheiro e depois voltou à situação inicial ou ainda pior? A grande quantidade de dinheiro por um certo tempo pode dar a falsa sensação de que o dinheiro nunca mais vai ser um problema e aí os excessos se encarregam de dar um choque de realidade no azarado (e olha que por um certo tempo chamaram ele de sortudo).

E aquele outro indivíduo que soube combinar seu salário com Educação Financeira? Com o dinheiro que guardava foi construindo uma casinha aqui, outra ali… De repente o preço dos imóveis disparou (alguém mora em São Paulo aí?) e agora o que ele cobra de aluguel rende para ele R$ 8 mil por mês. Muito mais do que suas despesas mensais! Ele resolve melhorar seu estilo de vida, mas sabe que imprevistos acontecem, portanto ainda separa uma boa parte em outros investimentos para qualquer emergência. E sabe o que mais? Resolveu ir morar na praia, afinal pra que se preocupar com dinheiro, quando se preocupar com o clima do dia seguinte é muito mais prazeroso!

Quem é mais independente? O diretor bem sucedido que depende do seu alto salário para manter o seu caro estilo de vida ou o funcionário que investiu parte do seu salário por vários anos em bons investimentos e agora escolhe como quer passar o tempo? Ele pode continuar trabalhando porque gosta do que faz, pode trabalhar em outra coisa que lhe dê mais prazer ou pode simplesmente usufruir dos seus rendimentos. Isso é Independência Financeira!

Vai uma água de côco aí?

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online