fbpx

“Crise de crédito imobiliário não é descartada no Brasil”

Notícia veiculada pelo portal Brasil Econômico em 23/07/12:

FMI destaca possível bolha imobiliária no país e compara com os Estados Unidos que, em 2008, tinha pequena parte da população com dívidas no setor.

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.

 

Quem disse que estamos “blindados” em relação às crises internacionais que vem acontecendo nos últimos anos? Pelo contrário, se não nos prepararmos podemos perder uma boa oportunidade de crescimento aproveitando a recuperação das economias “desenvolvidas” ou ainda pior, repetirmos os erros que eles cometeram em suas economias.

Assim como nos EUA pré-crise, aqui no Brasil o crédito imobiliário também está sendo distribuído para famílias com capacidade de pagamento questionáveis e ainda para valores altos, uma vez que os preços dos imóveis dispararam de 5 anos para cá. A crise no mercado de automóveis já começou: muitos começaram a devolver o bem pra liquidar a dívida, mas o valor atualizado do automóvel não é suficiente nem para cobrir o saldo devedor. O resultado é uma queda generalizada na venda de veículos. Se não fosse o corte do IPI pelo governo, talvez algumas fábricas já estivessem de portas fechadas (vide protestos que estão acontecendo na GM de São José dos Campos).

Segue outra importante passagem do texto: “Ao invés de estimular a poupar, o governo incentiva a gastar e é isso que chama a atenção do FMI”.

O que fica de lição para nosso bolso então? Em tempos de crise, o melhor é poupar/investir o dinheiro para não cair em um endividamento exagerado, ainda mais quanto toda renda depende de um salário. Além disso, depois de uma crise sempre aparecem boas oportunidades e só vai poder aproveitar quem tiver dinheiro na mão (como investir em empresas listadas na Bolsa de Valores, por exemplo).

Em épocas de vacas magras, aproveite para se educar financeiramente e saber identificar as boas oportunidades quando a época de fartura voltar. Nossa economia funciona em ciclos, mas você pode evitar os pontos baixos com um bom controle do Orçamento Doméstico e aproveitar os pontos altos dominando o conhecimento de investimentos.

Bons estudos. Nos encontramos no topo!

 

 

 

 

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online