Vou escrever neste post sobre um desafio onde todos podem participar para baixar os juros de empréstimos do país!
Os juros no Brasil são um absurdo! Comparando as taxas de cartão de crédito com os EUA , por exemplo, lá os juros do crédito rotativo (aquele mesmo que você paga aqui quando só paga o mínimo da fatura) chegam a 23% ao ano. No Brasil essa cifra passa de 400% ao ano!!! Alguém poderia dizer que os EUA não são um bom exemplo pois tem a economia desenvolvida. Pode até ser, mas em nenhum outro país eu já vi essa taxa chegar perto à que pagamos no Brasil.
Sim, as taxas de juros que pagamos aqui são muito altas e nada deveria justificar esse valor (nem o nível de inadimplência). Eu disse: nada DEVERIA justificar, mas existe um fator que infelizmente justifica estas altas taxas de juros sim… Alguém aceita pagar por elas!! O que eu quero dizer é o seguinte: imagine que o preço dos imóveis só sobe até um patamar onde você diga “está muito caro! Não é possível subir mais!” mas vai continuar subindo sim enquanto houverem compradores dispostos a continuar comprando naquele nível de preço. É o que acontece no Brasil, as taxas de juros são altas porque as pessoas continuam aceitando pagar o preço. Veja só, as taxas de cartão de crédito e cheque especial podem ser exageradas, mas enquanto continuar tendo um monte de gente usando, elas vão continuar altas.
E não existe nada que possamos fazer para mudar isso? Na verdade existe!! O governo não pode influenciar nas taxas praticadas pelos bancos privados, mas pode sim influenciar nas taxas dos bancos onde tem participação, como a CAIXA e Banco do Brasil. É o que vem acontecendo nos últimos meses, onde estes bancos baixaram mesmo as taxas de juros pressionados pelo governo. Agora nossa parte é: apoiar estes bancos e só pegar empréstimos neles!! Isso vai forçar TODOS os bancos a baixarem suas taxas, pois verão que estão perdendo volume de operações (que é do que vive um banco).
Para ajudar na sua pesquisa, segue um site do Banco Central que permite a comparação entre as taxas de juros sendo cobradas por cada banco:
http://www.bcb.gov.br/fis/taxas/htms/menuopercred-internet-ranking.asp
Não se deixe enganar pelas propagandas bonitinhas dos bancos privados. O que importa mesmo são as taxas que eles cobram! Procure as menores, pois isso gera uma briga saudável entre os bancos, fazendo com que estas taxas irreais venham para um patamar saudável para os clientes.
Lembra daquela frase “O cliente sempre tem razão”? Pois é, vamos lembra-los disso!!
Bom desafio para nós e que vença quem conseguir os menores juros!!