Muita gente acha que fazer um Planejamento Financeiro é deixar de comprar, é ter que se controlar para não gastar ou ainda deixar de fazer as coisas que gosta. Pelo contrário! Ter um bom Planejamento Financeiro significa até COMPRAR MAIS!!!
Nesta Páscoa vi várias pessoas compartilhando pelo Facebook a campanha “dê barra de chocolate ao invés de ovo de páscoa”. Está aí um bom exemplo de planejamento financeiro inteligente! Comparando o mesmo chocolate, por exemplo este Ao Leite da LACTA, a barra custa R$ 4,00 e o ovo, com praticamente o mesmo peso, custa R$ 23,00.
O que leva uma pessoa a pagar quase 6X o preço de um produto com a mesma qualidade? Resposta: o aspecto emocional embutido nele. O ovo de páscoa tem todo um apelo de marketing, afinal são vendidos somente 1 vez por ano, enquanto as barras de chocolate ficam lá expostas o ano inteiro. Além disso, o formato de ovo lembra o Coelhinho da Páscoa. Que criança não quer um presente do Coelhinho, não é mesmo? Só que esse “presente” está saindo bem caro…
Pensando pelo lado racional, percebemos que vale muito mais a pena comprar 5 barras e ter muito mais chocolate, do que comprar somente 1 ovo por causa daquele formato específico. Muitas crianças inclusive vão preferir a 1ª opção e se deliciar com uma quantidade bem maior, caso possam escolher o que preferem. É possível perceber então que quando tiramos o lado emocional da compra, podemos conseguir uma maior quantidade, com a mesma qualidade e pagando menos! Perfeito!
Na verdade, isso não acontece somente no período da Páscoa, mas durante o ano inteiro. Acabamos deixando os aspectos emocionais da compra tomarem conta e com isso compramos muito menos do que poderíamos. Outro exemplo carregado de valor emocional são as roupas de marca, onde o preço chega a ser 10 x mais caro do que outra roupa de mesma qualidade, porém de uma marca não tão conhecida. Ou ainda aquele banco que faz as propagandas bonitinhas na TV, porém cobra as taxas mais caras em seus serviços.
Fazer um planejamento financeiro é conseguir ver o dinheiro pelo lado racional, ao invés de tomar decisões impulsivas e inconscientes. Quem realmente se prepara para a compra, escolhe as melhores condições e com isso sobra dinheiro para comprar muito mais!
Tome cuidado com as propagandas e anúncios que tentem lhe convencer pelo lado emocional, pois normalmente são as piores escolhas e precisam utilizar estas estratégias para convencer alguém a gastar naquilo. Tome coragem e comece o seu Planejamento Financeiro, se organizando para os próximos gastos e pesquisando as melhores opções. Seu dinheiro vai render muito mais compras no final do mês. Satisfação garantida!
2 pensamentos em “Comprando mais, pagando menos!”
Ok, mas como o amigo mesmo diz, a Páscoa é uma vez no ano, o custo desse ovo caro seria essa única vez e deixaria as crianças pra lá de felizes. O outro restante dos dias ficam com as barras. No caso de datas e situações como esta é complicado, principalmente quando há crianças e que naturalmente ainda não entendem o significado capitalista do calendário. Tudo bem que é um exemplo, há muitas outras situações que podemos aplicar essa ideia e contribuir para nosso bolso.
Olá Anderson, é complicado mesmo, mas você não acha que até mesmo muitas crianças prefeririam ganhar 5 barras de chocolate do que somente 1 ovo? Imagine uma brincadeira de caça ao tesouro como acontece em muitas famílias. A criança iria querer sair atrás de somente 1 tesouro ou 5? Deste modo podemos até fazer a brincadeira mais divertida, mantendo o aspecto emocional da Páscoa, e gastando menos! A questão é não se render ao que a mídia tenta nos vender como "ideal", pois estas são normalmente as opções mais caras. Obrigado pelo seu comentário. Abs!