fbpx

Como Funciona a Nova Poupança?

Na semana passada, o Ministro da Fazenda Guido Mantega anunciou o envio ao Congresso  de uma Medida Provisória que tem por objetivo alterar a remuneração da poupança, o mais tradicional investimento brasileiro.

Há alguns meses, em meu primeiro artigo aqui no blog (Será que a poupança foi um bom investimento em 2011?), falei sobre as vantagens e desvantagens de aplicar na poupança, e sobre sua característica de ser um investimento pós-fixado.

Agora, pelas novas regras, essa característica ficou ainda mais evidente, já que, SEMPRE que a taxa SELIC estiver abaixo de 8,50% ao ano, a rentabilidade da poupança será equivalente a 70% desta taxa.

Vamos deixar mais claro: até esta alteração, que passou a vigorar no dia 04/05, a remuneração da poupança era de 0,5% ao mês + TR (equivalente a 6,17% ao ano + TR).

A partir de agora, a taxa Selic de 8,50% será a referência:

  • Caso a Selic seja maior que 8,50%, a rentabilidade da poupança é a mesma que já conhecemos: 6,17% ao ano + TR.
  • Caso a Selic seja menor ou igual a 8,50%, a rentabilidade será de 70% da Selic + TR.

Vale lembrar que as outras características que faziam a poupança ter as suas vantagens ainda existem: liquidez diária (você pode aplicar ou resgatar a qualquer dia), isenção do imposto de renda, e a garantia, pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) de até R$ 70.000, caso haja problemas com o banco em que você investiu seu dinheiro.

Outro fato interessante: com a Selic em torno de 8,2%, a TR zera. Assim, abaixo dessa taxa, o rendimento efetivo da poupança será apenas os 70% da Selic.

No site do Ministério da Fazenda, há um documento com as principais perguntas e respostas sobre a nova poupança. É só clicar aqui.

Então isso significa que a poupança tende a render cada vez menos? Sim, infelizmente. E aqui está o que acontece com o seu rendimento a cada corte na taxa básica pelo Banco Central:

Rentabilidade da poupança conforme a queda da Selic

 

Ok, mas Governo anda dizendo por aí que a poupança não está perdendo sua atratividade, e que o investidor não será prejudicado, entre outras coisas. Bom, se pensarmos em termos absolutos, não é bem assim. Mas em termos relativos, o governo tem razão.

A começar pelo motivo da mudança da remuneração exatamente neste momento. A principal questão é que, com a Selic abaixo de 8,50% ao ano, a poupança se tornaria o investimento em renda fixa mais atrativo do mercado. Legal, todos teríamos a certeza de estar aplicando da melhor maneira possível! Mas para o governo isso é um problema: se existir (e com certeza existiria) uma migração em massa de investidores em títulos do Tesouro Direto ou fundos de renda fixa para a poupança, o Tesouro Nacional perderia os seus maiores financiadores. Os fundos de investimento são os maiores detentores de títulos da dívida pública federal, e assim o Tesouro não conseguiria rolar as suas dívidas, fazendo com que o governo diminuísse drasticamente seus investimentos em educação, saúde, infraestrutura, segurança, etc.

Não quer dizer que o governo queira ajudar os bancos/fundos de investimento, mas sim que o governo precisa deles. Desta maneira, a rentabilidade fixa da poupança era (e continuaria sendo) um entrave às quedas de juros no país. Por isso, a aprovação desta medida provisória no Congresso será de grande importância para a continuidade dos cortes de juros no longo prazo.

E é por isso que digo que, em termos relativos, o pequeno investidor não vai ser prejudicado: vai receber menos com a aplicação na poupança, mas os juros dos outros títulos de renda fixa também serão cada vez menores, e, consequentemente, os juros de empréstimos e financiamentos também tenderão a ser cada vez menores. Assim, perde-se de um lado, mas ganha-se de outro.

Por último, o fato do Governo mexer na rentabilidade da poupança significa que o Banco Central vai cortar mais os juros? Não! Mas o BC poderá cortar mais os juros no momento em que achar adequado, e que as expectativas de inflação estejam controladas, permitindo um patamar cada vez menor dos juros no país.

No próximo texto, vou dar aqui uma dica de investimento em renda fixa, pós-fixado, com rentabilidade superior à da poupança, dando continuidade à nossa série “Investindo no Tesouro Direto”. Aguardem!

Saudações.

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 pensamentos em “Como Funciona a Nova Poupança?”

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online