Caros leitores,
Em nosso último encontro aprendemos de maneira bem simples como determinar tendências através do estudo da Análise Técnica.
Hoje falaremos sobre suportes e resistências, que rapidamente antecipando são níveis de preços onde podem ocorrer reversões das tendências, e que quando rompidos podem significar pontos importantes e determinantes para montagem de uma estratégia.
Suporte: Determinado nível onde desenha-se uma linha de “barreira” que segura a queda. As compras realizadas pelos participantes do mercado são suficientes para segurar o preço de determinado ativo naquele ponto, interrompendo o processo de queda ou até mesmo revertendo aquela tendência. (Você pode clicar nos gráficos para maximizá-los).
Resistência: A mesma lógica do suporte, porém na ponta inversa, onde há uma barreira responsável por segurar a alta, interrompendo então este processo ou revertendo-o.
Corte de Suporte ou Resistência: O nível de suporte ou resistência é ultrapassado, porém o mercado retorna acima (abaixo) daquele mesmo nível num intervalo inferior a três dias.
Rompimento de Suporte ou Resistência: O nível de suporte ou resistência é ultrapassado sob duas possíveis hipóteses: H1 – Permanecendo abaixo (no gráfico semanal) por no mínimo três dias; ou H2 – Ultrapassado este ponto com no mínimo 3% do nível de corte (a imagem abaixo representa as duas situações – Corte e Rompimento).
Aviso importante: Depois de confirmado o rompimento do suporte, este se torna então uma resistência. A mesma lógica é utilizada após o rompimento da resistência, que após o seu rompimento se transforma em suporte.
Força de um Suporte ou Resistência: A força dos pontos de suportes e/ou resistências devem ser analisados sobre os seguintes aspectos:
- Duração – quanto maior, mais forte;
- Número de toques – quanto maior o número de toques, mais forte;
- Inclinação – quanto menor, mais forte; e
- Amplitude – quanto maior, mais forte.
A minha sugestão do último post é válida aqui também. Procurem fazer um exercício envolvendo cada um destes conceitos. Surgindo alguma dúvida não hesitem em nos contactar. Bons estudos! Um abraço.