fbpx

A Inteligência em Administrar Recursos

1414-equilibrando-pratos_800Administrar recursos não é somente gerenciar as suas finanças, mas tudo o que pode se tornar em excesso ou falta para você e sua vida. Isso se refere à sua saúde, suas emoções, sua inteligência, suas experiências. Quando você aprende a administrar uma delas passa a saber administrar todas. E aprender a administrá-las é saber qual delas pode gerar todas as outras,ou pelo menos uma grande parte delas. É o que podemos chamar de alavancagem, um termo muito conhecido em finanças, onde usamos um recurso em baixa quantidade para gerar outro em grande quantidade.

O dinheiro certamente pode ser um fator que ajuda a aumentar a saúde, pois permite comprar alimentos de melhor qualidade, praticar exercícios com mais frequência dentre outros hábitos mais saudáveis. Também pode trazer mais diversão, para aliviar a mente, evitar várias brigas que ocorrem em relacionamentos devido à problemas financeiros, aliviando o emocional. O dinheiro traz uma boa alavancagem de recursos, mas isso pode ocorrer de forma saudável ou não. Para quem não sabe gerenciar seus recursos de tempo e saúde, levantar uma grande quantidade de dinheiro pode significar perder a saúde, o controle mental, emocional e em alguns casos até a família.

Por outro lado, se bem administrados, os recursos podem ser uma ferramenta valiosa para que o dinheiro não se torne um prejuízo, mas uma forma de se viver em harmonia com tudo o que nos envolve. Para conseguir o dinheiro, é preciso inteligência, relacionamentos, competência, conhecimento, controle mental e emocional e saúde, todos recursos que já nos pertencem e precisam ser somente melhor desenvolvidos para gerarem outros resultados. O problema hoje não é a busca por dinheiro, mas sim negligenciar saúde, emoções, mente em troca deste dinheiro. A inteligência está justamente em usar os recursos que você já tem para obter os resultados financeiros.

sair-das-dividasMas em geral a vontade ou desejo de ganhar dinheiro em grandes quantidades não vem como o resultado da alavancagem de seus estudos, sua saúde, sua competência, mas sim do medo. Medo de que falte algo no futuro e para isso é necessário o acúmulo de capital para garantir o bem-estar, ignorando todos os outros talentos. Passamos a confiar na segurança de um recurso que verdadeiramente não é nosso. O dinheiro vem e vai e quando o guardamos estamos fazendo provisoriamente, pois ele continuará circulando. Não importa a quantidade de dinheiro que temos, mas o que fazemos com ele e como aproveitamos para cuidar de nossos outros recursos.

Nos preocupamos em não perder algo que já não é nosso e acabamos perdendo o que realmente nos pertence, que é nossa mente, inteligência, experiências, saúde, capacidade de relacionamento, criatividade e tudo mais que ninguém pode tirar de nós. Podemos ter inteligência, saúde e amigos com pouco dinheiro. Podem ser poucos, mas serão verdadeiros. A inteligência não depende da quantidade de informação que temos, mas o que fazemos com ela para tornar os outros recursos mais abundantes. O contrário, entretanto, pode não ser verdadeiro. Não podemos ter muito dinheiro com pouca saúde, poucos amigos e pouca inteligência, a não ser que acertemos os números da Mega Sena.  E mesmo assim não será suficiente. Temos muitos casos em que ganhadores de loteria perdem todo o dinheiro em um ou dois anos, pois não teve a inteligência para administrar aquele recurso.

A dica é procurar ajuda para se educar nestas funções justamente para administrar bem as outras. Tenha dinheiro, tenha bens materiais, mas faça com que estejam aliados com a manutenção e o desenvolvimento das demais áreas. Use o dinheiro para desenvolver sua inteligência, preservar sua saúde (não falo de ir ao médico, mas cuidar-se para que isso não seja necessário), se alimentar melhor. Desenvolva a sua inteligência para ter a possibilidade de oferecer contribuições maiores, melhorar seu sistema de trabalho, propor soluções inovadoras. Quanto mais usar sua inteligência, mais chances terá de progredir em seu trabalho, o que levará fatalmente a um aumento de remuneração, criando assim um ciclo virtuoso de geração de recursos.

Aprenda a gerenciar alguns recursos mais visíveis, como entrada e saída de capital, como se alimenta, o quanto pratica de esportes. Com esta nova visão você começará a ter resultados que nem poderia esperar. Experimente!

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online