Muitas pessoas começam a perceber a importância do planejamento financeiro somente quando estão endividados. A primeira reação, em geral, é cortar gastos. Aí começa a análise do que está sendo gasto onde e um movimento de começar a prestar atenção ao que se faz no dia a dia. Quem começa a fazer esta análise passa a perceber tudo o que fazia de forma automática, sem pensar nas consequências, se teria a capacidade de arcar com a decisão de compra de determinado bem ou serviço.
E neste movimento passa a prestar mais atenção às próprias atitudes e às consequências para a sua família, seus amigos, enfim, as pessoas mais próximas a si. E esta é uma grande oportunidade para fazer um levantamento de todas as suas capacidades e todos os seus comportamentos.
Ao mesmo tempo que analisa o quanto pode cortar em custos, pode analisar como pode ganhar mais dinheiro, partindo de uma análise sobre todos os seus talentos e como eles podem ser aproveitados para que você possa ter um rendimento maior no trabalho ou até, quem sabe, abrir o próprio negócio.
Este momento pode ser aproveitado também para que, além de ver as consequências do mau uso do dinheiro para a sua vida e finanças, como o seu comportamento está afetando a sua saúde, o seu relacionamento familiar, seu bem-estar.
Um grande percentual das causas de discussões domésticas entre casais está no dinheiro e na forma como lidar com ele. Enquanto não houver esta discussão sobre a forma como cada um vê o dinheiro e como podem trabalhar juntos para administrá-lo melhor, dificilmente o casal viverá em um ambiente harmonioso. O planejamento financeiro servirá não só para a recuperação do dinheiro em si, mas contribuirá para melhorar muito o seu relacionamento com sua esposa ou marido, e se você tiver filhos ainda poderá contribuir para que eles não tenham este tipo de problema no futuro.
Na análise de gastos, você pode chegar a conclusão de que precisa sair menos de casa para comer em restaurantes, fazendo mais comida em casa. Pode ser uma ótima oportunidade para começar o hábito de cozinhar, preparando uma alimentação mais saudável para você e sua família, prevenindo inclusive muitas doenças que são originadas de uma alimentação desregrada.
O planejamento financeiro pode ser sim uma grande oportunidade de revisão da vida como um todo, pois as suas finanças são consequência do seu comportamento e suas crenças, que ao serem transformados, afetam toda a sua vida. Pode ser uma grande oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida, seu bem-estar e propiciar a conquista da sua felicidade autêntica, para você e sua família.
Pense nisso e comece a rever suas finanças antes que haja problemas. Seja preventivo e economize muito, em todas as áreas da sua vida.
Um abraço e até a próxima!