fbpx

Crie seu novo mundo

Quanto você produziu este ano? O quanto conquistou do que você queria? Sempre neste final de ano tendemos a querer que o próximo ano seja melhor, queremos lavar a alma de tudo o que consideramos ruim no ano que passou, para que não se repita no próximo ano. Queremos novas oportunidades, queremos mais oportunidades, mais saúde, mais recursos, para nós e para a nossa família. E o que estamos mudando em nós mesmos para que tenhamos resultados diferentes?

Muito se fala nestes dias sobre o fim do mundo, uns de forma séria, outros como brincadeira. O mundo em que vivemos somos nós que criamos. É a nossa casa, nosso trabalho, nossa família, nossos amigos. Toda a nossa realidade é criada com os nossos resultados e está em nossa mão fazer com que estes resultados nos façam felizes. Nem tudo acontece conforme planejamos, principalmente quando isso depende da decisão e livre arbítrio de outras pessoas, mas a nossa percepção do que acontece depende única e exclusivamente de nós. Você pode perceber uma situação como um aprendizado sobre o que você precisa melhorar ou como um fracasso. O que fará você se sentir mais vivo, motivado e feliz? A escolha é sua somente.

COMO MUDAR O SEU MUNDO

Faça com que o seu mundo se renove através de seus comportamentos no dia a dia, suas percepções sobre os acontecimentos que não estão sob o seu controle. Não se apegue aos resultados, mas ao esforço em fazer da melhor forma possível e na disposição de aprender com tudo o que acontecer. É importante que você não tenha medo de perder o que conquistou, pois na verdade o que é seu são suas habilidades, seus valores, sua integridade como pessoa. É daí que virão os seus resultados pois são seus valores que definem o seu comportamento. Se você quer ter recursos financeiros antes deve ter recursos internos que moldem os seus comportamentos para obter sua independência do dinheiro. Ser independente financeiramente é não depender disso para ser feliz, é usar o dinheiro como uma ferramenta e não como um fim. Quando você parar de ter medo de perder o dinheiro vai tirar o sentimento da equação e poderá desenvolver as habilidades e comportamentos que levarão justamente você a ter mais dinheiro. Parece um paradoxo, mas a verdade é que você só pode ter algo que não tem medo de perder.

Existem algumas ferramentas práticas para melhorar o seu comportamento e começar a obter mais resultados, administrando melhor os seus recursos, sendo um deles o tempo. É importante saber exatamente o que você quer obter para que o seu comportamento esteja sempre direcionado para isso, evitando que você perca tempo com atitudes que não te fazem chegar mais perto de seu resultado. A ferramenta que vou apresentar a seguir é baseada nas técnicas de Programação NeuroLinguística, sistematizadas por Robert Dilts, que podem ser desenvolvidas por você de uma forma extremamente simples, que vai programar a sua mente para que você tenha os resultados que você quer, pois é isto que nossa mente é, uma ferramenta a nosso serviço. É importante colocar os nossos sentimentos em nossos relacionamentos e não na análise prática dos nossos resultados, pois é isso que geralmente faz as pessoas gastarem mais do que tem ou tomarem decisões com resultados inesperados.

O CADERNO

Para esta ferramenta você precisa comprar um caderno novo, que não precisa ser grande ou caro, somente um caderno. Escreva neste caderno todos os objetivos que você quer obter neste novo ano. Escreva quantos objetivos quiser e seja detalhado sobre cada um deles. Se for uma casa, quantos quartos, qual o tamanho, se tem quintal, jardim, piscina ou o que você quiser. No dia seguinte, retire as folhas anteriores e rescreva seus objetivos. Podem ser os mesmos, podem haver alterações pois você estará pensando melhor sobre eles, você pode retirar alguns e acrescentar outros. Fique à vontade pois os objetivos são seus. Jogue fora as folhas antigas. No dia seguinte você repetirá esta mesma ação. Faça isso até que se completem 7 dias escrevendo seus objetivos. A partir do oitavo dia você não mudará mais seus objetivos, mas lerá cada um deles e imaginará você mesmo no momento em que conquistá-los e irá procurar sentir o que está sentindo quando conquistá-los. Em Programação Neru-Linguística isto se chama “âncora”, que faz com que sua mente busque atingir aquele estado e te ajudará a ficar  sempre motivado para chegar lá, analisando os fatos e oportunidades com mais clareza. Faça isso por 10 dias e depois guarde o caderno. Agora você já firmou bem o que você quer e terá um “norte” para guiar os seus recursos.

A RESSIGNIFICAÇÃO

Muitas vezes fazemos coisas das quais nos arrependemos e que não podemos voltar atrás. Isso é resultado de hábitos que criamos com base na forma como pensamos. Então precisamos modificar isso. Quer saber como? O método é simples, mas pode haver alguma dificuldade no início. Todos os dias, no final do dia, pegue uma folha de papel e escreva um comportamento que você teve que gostaria que tivesse sido diferente. Escreva este comportamento. Depois escreva o que você sentiu antes de fazer o que fez, pois um comportamento que não queremos ter é sempre precedido de um sentimento que não gostaríamos de ter também. Depois escreva o pensamento que você teve que levou você a se sentir daquela forma. Um sentimento acontece sempre devido a uma interpretação que damos a algum fato. Se perdemos o emprego, achamos que isso é ruim e ficamos tristes, mas isso pode ser uma grande oportunidade de arranjar algo melhor. É importante entender que nosso comportamento segue sempre esta ordem:

PENSAMENTO – SENTIMENTO – AÇÃO

Se conseguirmos mudar o nosso pensamento vamos mudar nossas ações, obtendo melhores resultados e mais recursos para as nossas vidas. Depois de escrever o quê você fez, o que sentiu e o que pensou, escreva abaixo o comportamento que gostaria de ter tido. Depois escreva que sentimentos acha que teria para ter o comportamento desejado e depois escreva o que poderia ter pensado para ter aquele sentimento. Parece bem simples e às vezes até bobo, mas isso vai acostumar sua mente a pensar de forma diferente. Quando você tomar uma atitude impensada vai começar automaticamente a analisar o que sentiu que levou você aquilo, e também no que pensou e logo vai propor um pensamento diferente. Com o tempo poderá começar a evitar as ações impensadas e seu comportamento passará a ser mais produtivo e com mais resultados.

Este é meu presente para você neste final de ano. Se você praticar poderá fazer bom proveito dele. É baseado em pesquisas sérias que são aplicadas por profissionais no mundo inteiro na área de Coaching e PNL. Se tiverem dúvidas podem ficar à vontade para entrar em contato comigo. O mais importante é que você passe a usar bem os seus recursos para obter mais resultados e a sua independência financeira.

Um ótimo final de ano e um 2013 extremamente proveitoso para você. Obrigado!

 


Sobre o autor: Carlos Cesar Ferraz, Coach, Pratictioner em PNL, Terapeuta em Medicina Tradicional Chinesa, com ênfase no tratamento por alimentação, Instrutor de Kung Fu. Fundou e dirige a Escola da Vida para ensinar pessoas e empresas viverem de forma plena, realizando seus desejos e objetivos, de forma plena e sempre com saúde integral para o máximo desempenho.
carlos@aescoladavida.com

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Crie seu novo mundo”

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online