A profissão de “Planejador Financeiro Pessoal” vem crescendo no Brasil. Embora muito confundido com o Consultor Financeiro, que é contratado por empresas, este profissional é especializado nas finanças de indivíduos e famílias.
Várias são as dúvidas que envolvem o uso eficiente do dinheiro e uma decisão errada pode afetar o planejamento de um futuro tranquilo. Imagine chegar na idade de aposentadoria e ainda sofrer com problemas financeiros? É o que acontece com 99% dos brasileiros.
Muita gente não se dá conta, mas algumas frases indicam a necessidade de ajuda de um profissional como esse:
– “Gostaria de ter mais tempo livre, mas tenho muitas contas pra pagar”
– “Quero dar um bom futuro para os meus filhos”
– “Tenho disciplina, mas não sei onde investir para aumentar meus resultados”
– “Quero viver tranquilo, mas gasto tudo o que ganho”
– “Já tentei me organizar, mas não consigo”
– “Eu e minha mulher não conversamos sobre dinheiro. Cada um pensa de um jeito.”
– “Já ouvi dizer que a poupança não é um bom investimento, mas tenho medo de perder dinheiro em outros lugares”
– “Me preocupo com minha aposentadoria e por isso tenho uma previdência privada, mas não tenho ideia de quanto está rendendo e também não sei quanto dinheiro vou ter quando me aposentar”
– “Não confio no meu gerente do banco”
~
Mas será que vale a pena contratar um Planejador Financeiro para ter ajuda nessa área? A resposta é: depende dos resultados que você quer!
Imagine que você quer mais saúde, vale a pena se matricular em uma academia? Ou então você quer melhorar a alimentação, vale a pena consultar um nutricionista?
O Planejador Financeiro é o especialista na área de Finanças Pessoais, portanto caso reconheça que quer mais da sua vida financeira, este profissional pode lhe indicar o caminho para os resultados que busca.
Ok, talvez você já conheça essa nova profissão e talvez até já pensou em consultar um especialista para alguma situação específica que esteja enfrentando. Aí surge uma nova dúvida: como ter certeza que está contratando um Planejador realmente confiável e com o conhecimento necessário?
Já existe no Brasil o mesmo selo de qualidade que é conhecido lá fora. Trata-se da certificação CFP® (Certified Financial Planner, ou Planejador Financeiro Certificado em português). Um profissional que possui a certificação passou por um processo de comprovação de conhecimento técnico e prático em planejamento financeiro e também é uma pessoa que se comprometeu a seguir o Código de Ética do IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros).
Você alguma vez já ficou preocupado por não ter tanto domínio sobre Economia ou Matemática Financeira? É bom ter consciência que ninguém é obrigado a dominar todo o conhecimento do mercado financeiro para ter os melhores resultados para seu dinheiro, especialmente quem não trabalha na área nem tem tempo para ficar se atualizando. O “Planejador Financeiro Pessoal” serve justamente para isso.
Quer mais resultados para sua vida financeira? Quem é o seu Planejador Financeiro?
Você pode saber muito mais sobre o Planejamento Financeiro Pessoal. O primeiro passo é fazer uma Clínica Financeira uma análise dos seus pontos fortes e fracos para melhor análise da sua situação financeira. Saiba mais: http://bit.ly/clinica-financeira
2 pensamentos em “Planejador Financeiro: O “Personal Trainer” das Finanças”
Olá queria saber como faço pra ter sua ajuda de como investir e onde investir!
Querido “Janser”, belíssima matéria, bem profissional, onde com seu altruismo, nos ajudará a cada dia estarmos mais próximos dos nossos principais objetivos.
Grato, sucesso, forte abraço.
Carlos