Se existe uma coisa que muitas vezes não sabemos a resposta é: por que a carga tributária brasileira é tão alta? Você pode me dizer que existe muita corrupção e que estamos pagando o luxo de poucos, ou ainda que o dinheiro público é apenas mal utilizado e você nem mesmo vê onde está esse dinheiro.
Não estou aqui para entrar nesse mérito, mas apenas para fazer você pensar um pouco quais são os tributos que pagamos e o que está sendo feito com o nosso dinheiro.
Saiba primeiramente o seguinte: esses impostos acabam sempre, de uma forma ou de outra, caindo na nossa conta. Somos nós que arcamos com essa tributação. E é muito mais fácil criar um novo imposto do que abolir um já existente.
Quando os Bandeirantes se lançaram em exploração pelo interior do Brasil-Colônia, descobriram pequenos pólos extrativistas de ouro. Nossos colonizadores já brilharam os cifrões nos olhos e estipularam que, de toda extração, uma parte ia para o cofre deles. Sempre estudamos que nossa terra é muito rica para o plantio (como dizia Pero Vaz em sua famosa carta), mas o minério mais procurado pelos europeus era o ouro, que existia, mas em pequena quantidade.
Logo houve a escassez quase que completa do ouro. Foi instituído talvez o mais cruel imposto dessas terras: a Quinta, estipulando que de toda extração, a quinta parte era diretamente recolhida para o Estado, sem retorno ou benefício algum para a sociedade. Naquela época, a exploração do trabalho era clara, pela cultura e ignorância da sociedade. A Quinta, ou “quinto” logo ganhou um apelido que até hoje se houve falar: O Quinto dos Infernos…
Pois bem, saiba que hoje pagamos os “Dois Quintos dos Infernos”. Se você parar para pensar, as empresas pagam 20% só de INSS, no qual até 11% é descontado do seu salário. Embutido no preço dos produtos e serviços que adquirimos pagamos também IR, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ISS, ICMS, etc… E a lista de impostos é grande.
Mas o que é feito com esse dinheiro?
Para começar a administrar bem seu dinheiro, eu recomendo primeiramente, a fiscalização do dinheiro que pagamos ao Governo, que tem a obrigação de nos prestar os serviços básicos à sociedade.
Então a minha dica hoje é acessar: www.receita.fazenda.gov.br/transparencia
Nesse site você poderá ver onde os recursos públicos estão sendo investidos. Lembre-se que este é o seu dinheiro. Assim como queremos fazer nosso dinheiro render da melhor forma possível, como cidadãos, temos a obrigação de cobrar dos nossos governantes uma boa aplicação desse dinheiro. Afinal, está na hora de começarmos a ver o que deveria voltar como benefícios para a população. Porque só pagar imposto está complicado!
Boa Fiscalização!!!
2 pensamentos em “O que é feito com o dinheiro dos impostos?”
Ótimo texto, e sem dúvida… é ilógico procurar poupar sem saber quais impostos ou tributos estão servindo de "ralo".
Com certeza caro Alison. Um bom planejamento financeiro também leva em conta o que pagamos em tributos ao Governo, e fazendo uma "pressão" nos governantes podemos, no mínimo, exigir uma boa aplicação do nosso dinheiro.
Um abraço.