por Thiago Hagui
Você já se pegou pensando: “nossa o mês acabou e não sei onde foi que eu gastei meu salário?” ou “nossa, não consigo guardar dinheiro” ou “o mês tá começando, agora eu vou anotar tudo e vou guardar dinheiro”.
Nesses e muitos outros casos, talvez o problema se assim podemos dizer, não está inicialmente nos gastos. O porquê da questão é que se não sabemos no que gastamos o nosso dinheiro como poderemos refletir se estamos gastamos da melhor maneira.
Por isso, anotar os gastos é importante mas o HÁBITO é que determinará o entendimento dos seus gastos. Segundo a definição, o substantivo HÁBITO quer dizer: Ação que se repete com frequência e regularidade. E tornar a ação de anotar os gastos mensais um hábito requer esforço contínuo e repetitivo, isso inclui sábados e domingos, tá? rs
Portanto, se você quer olhar para suas finanças e entender com o quê, quando e como você gastou seu salário é importante anotar os gastos. E para isso existem diversos tipos de aplicativos de despesas pessoais, bloco de notas nos celulares, planilhas e o tradicional caderninho. E não se esqueça que anotar os gastos se tornará um hábito pela repetição contínua.
Agora se quiser ir além das anotações dos gastos e aprimorar o hábito saiba que o Planejador Financeiro é o profissional que te ajudará nessa caminhada.