Você, como a maioria dos mortais, tem inúmeras dúvidas relativas ao tema investimentos? Tem horror das siglas, das taxas e não sabe por onde começar? Embora hoje em dia o nível de informação disponível sobre o assunto seja bastante grande, muitas vezes o iniciante desiste, pois não sabe triar a informação relevante, se perde no economês, e afugentado acaba desanimando.
Vamos hoje indicar um caminho “amigável” para que você, que quer aprimorar sua educação financeira, possa se introduzir nos conceitos básicos. Trata-se do Portal do Investidor, o site da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) http://www.portaldoinvestidor.gov.br/index.html. Com o objetivo de trazer educação aos interessados em investimentos e finanças pessoais, ele é extremamente bem elaborado, rico em informações, e que estão dispostas de maneira acessível.
Para iniciar sua jornada, clique em “Atividades”. No campo “e-learning”, você poderá encontrar alguns cursos on line gratuitos, que você acompanha de acordo com sua disponibilidade de tempo. Oferece inclusive material didático para download, e testes para que você possa avaliar seu aproveitamento.
No campo “Infográficos” você terá esclarecimentos básicos sobre o funcionamento do mercado e instruções de como iniciar seus investimentos, através de esquemas e desenhos bastante didáticos.
No “Portal Infantil”, através de jogos e atividades interativas, a CVM traz educação financeira para as crianças. A ideia é que sejam compreendidos desde cedo a importância do planejamento e os impactos das nossas escolhas financeiras na nossa vida futura. Os temas são apresentados às crianças de maneira divertida.
E isso é só o começo. Navegando pelo site você irá encontrar outras informações, que vão desde legislação, artigos técnicos, reportagens, alternativas de investimento, entre outros.
Vale a pena conferir, interagir e aprender com este site. Porque questões como poupar e aplicar dinheiro deixaram há tempos de ser um supérfluo na vida das pessoas – são uma necessidade. Que bom que acordamos para a importância deste tema!
E em tempo, uma vez que você tenha vencido o bloqueio inicial e tenha decidido mergulhar mais a fundo no tema, recomendo fortemente o curso de Investimentos e Dívidas Inteligentes, da QI Financeiro!
2 pensamentos em “ABC dos Investimentos”
Obrigada pela dica! É dificil achar informação realmente útil e fácil de usar. A internet tá cheia de coisa legal, mas a gente fica perdida com tanta coisa para procurar.
Olá Juliana,
Nosso objetivo com esta coluna é exatamente esse: tratar do tema de maneira amistosa, para que todos possam se iniciar sem medo. Que bom que te ajudou!