Você sabia que existe uma grande diferença entre quem investe e quem poupa? Não dá para se tornar um bom investidor sem saber isso senão corre-se o risco de achar que está investindo quando na verdade se está poupando!
Vamos lá, antes de partir para a resposta, pense um pouco qual você acha que é a diferença entre estes 2 tipos de comportamentos.
Quando faço essa pergunta, escuto algumas respostas padrão: “a diferença está no risco! Investir tem risco e poupar não”, mas quem disse que poupar não tem risco? Aliás, até guardar dinheiro embaixo do colchão tem risco! Existe o risco de ser assaltado ou ainda o risco da inflação acabar com o seu poder de compra.
Outra resposta padrão: “investir é para valores grandes, poupar é para valores pequenos”. Também não depende da quantidade. Tem gente que poupa muito dinheiro e tem gente que investe pouco dinheiro.
“Investir é para longo prazo e poupar é para curto prazo”… Também não. Tem gente que acha que está investindo por muito tempo e vai lá e acaba com sua poupança (que ele achava que era investimento).
Não é risco, não é quantidade, não é tempo… (Já imagino você reclamando: “DESEMBUCHA logo qual é a diferença então!!! Rsrsrs)
Para responder, vou contar uma historinha que a maioria já conhece. Quem não conhece vai conhecer e quem já conhece vai relembrar:
“Era uma vez um fazendeiro que descobriu que tinha uma galinha que botava ovos de ouro! Uma vez por mês saia um ovo de ouro de dentro da sua galinha mágica. No começo, o fazendeiro ficou todo contente e comemorava a cada ovo de ouro que a sua galinha botava. Com o tempo, porém, sua ganância cresceu e ele se tornou impaciente até a vinda do próximo ovo. Teve uma ideia! Matou a galinha e abriu seu estômago para pegar todos os ovos de uma vez… Para sua surpresa, não encontrou ovo nenhum e ainda ficou sem os próximos ovos que a galinha poderia botar…” Moral da história: o fazendeiro não era um bom investidor!
Essa história mostra bem a diferença entre poupança e investimento:
–> Poupança é juntar dinheiro para usar no futuro!
–> Investimento é juntar dinheiro para gerar rendimentos e aí sim, usar os rendimentos no futuro!
Ou seja, quem poupa mata a galinha dos ovos de ouro para usar tudo de uma vez. Quem investe, usufrui somente dos rendimentos mensais, para que a galinha continue botando seus ovos para sempre!
Peraí, quer dizer que o verdadeiro investidor junta dinheiro com a intenção de nunca usá-lo? Exatamente! Ele está interessado em usar os rendimentos desse dinheiro e não o montante principal. E por que isso? Para que este montante continue gerando mais dinheiro para ele por toda a sua vida até chegar a hora que os rendimentos sejam maiores que suas despesas mensais. Isso é Independência Financeira!
Como está sua galinha dos ovos de ouro, ou devo dizer, sua carteira de investimentos? Nem existe ainda?
Espero que você comece a sentir vontade de criar a sua própria galinha dos ovos de ouro e que ela lhe renda muitas felicidades no futuro! Precisando de ajuda para isso, confira o curso que a QI Financeiro disponibiliza para quem quer desenvolver a sua inteligência financeira:
http://www.qifinanceiro.com.br/quiz/inscricaocurso.php
Prosperidade para todos!