Muita gente diz que gostaria de investir em imóveis, mas não tem dinheiro para isso. Agora imagine poder comprar um imóvel para investir (uma sala comercial, por exemplo) dividindo o valor com mais centenas de investidores? Aí sim o valor ficaria acessível, não é mesmo? O problema seria achar estes outros investidores e depois organizar todos eles para que o negócio fosse lucrativo e justo para todos.
Atendendo a esta demanda foi que surgiram os Fundos Imobiliários. Neste “produto” do mercado financeiro existem administradores e gestores especializados neste tipo de transação. Como o volume de investidores a que eles têm acesso são milhares (através das corretoras e bancos que contam com sua carteira de clientes), normalmente o Fundo Imobiliário não se resume somente a uma sala comercial, mas todo o prédio comercial por exemplo, e ainda assim o valor fica acessível para pequenos investidores pois como são muitos, cada “cota” (que é o menor pedaço deste fundo possível de ser comprado) tem o valor reduzido, em torno de R$ 100 (baseado nos atuais lançamentos).
Ok, devem ter surgido várias dúvidas em relação a isso. Vou tentar esclarecer algumas delas:
Como faz para comprar uma cota de um Fundo Imobiliário?
É preciso ter conta em uma corretora e a compra funciona como uma ação da bolsa de valores. Cada Fundo tem seu código (os códigos podem ser consultados aqui) e através do Home Broker é possível escolher a quantidade de cotas que se quer comprar.
Como fica a questão do aluguel destes imóveis?
É função dos administradores do Fundo Imobiliário dividir o aluguel proporcional às cotas de cada investidor. Aquele que tem mais cotas recebe mais aluguel do que aquele que tem menos cotas. Este dinheiro cai todo mês na sua conta da corretora. Além disso, como incentivo para movimentar esse mercado, o governo isenta de Imposto de Renda o aluguel obtido dessa forma para a Pessoa Física (desde que o fundo tenha mais de 50 cotistas e nenhum deles tenha 10% ou mais das cotas do fundo, condições estas que são praticadas na grande maioria dos fundos para haver esta vantagem tributária).
Tem taxa para investir em um Fundo Imobiliário?
Sim. Como todo o trabalho é feito por especialistas nesta área, cada fundo tem uma Taxa de Administração expressa em porcentagem anual. Este será o valor subtraído do valor da cota ao ano e deve ser bem analisado antes de escolher em qual fundo investir.
Existe risco?
Como em qualquer investimento, existe sim o risco. O risco no Fundo Imobiliário é muito parecido ao risco de se comprar um imóvel, ou seja, pode acontecer alguma desvalorização do imóvel na região ou então o imóvel ficar desocupado, sem ninguém para alugar o espaço disponível. Isso acaba refletido no valor das cotas do fundo, que podem subir ou cair, como uma ação na bolsa de valores. Por isso se diz que investir em Fundo Imobiliário é mais parecido com Renda Variável do que Renda Fixa.
Mais dúvidas podem surgir, mas espero ter conseguido ensinar o básico através deste artigo para que os interessados possam pesquisar a fundo e com isso aproveitar mais uma opção de investimento interessante. Quem sempre quis investir em imóveis, mas achava que não tinha dinheiro para isso, agora não tem mais desculpa!
Grande abraço e bons investimentos.
Um pensamento em “O que são os Fundos Imobiliários”
Olá, tenho um plano de previdência privado porém até ouço muito discutir a respeito de riscos. Eles existem seriamente?