fbpx

DICAS PARA FAZER PEQUENAS ECONOMIAS COM TELEFONE E TV POR ASSINATURA

CELULAR PÓS-PAGO E TELEFONE FIXO: Você já parou para analisar sua conta de telefone fixo ou celular? Você tem certeza de que o plano que você tem contratado é o mais adequado ao seu perfil de uso?

Analisar suas contas de telefone fixo e celular é uma tarefa bastante chata (e mais chato ainda será contatar sua operadora com as dúvidas que surgirão!). Mas asseguro que você deve gastar um tempo para coletar as informações e tentar responder estas duas perguntas acima. São muitas as pessoas que pagam por um plano superdimensionado, desperdiçando dinheiro. Ou que, por ter um plano subdimensionado acabam pagando mais pelas ligações que excederam o limite do plano, enquanto poderiam contratar pacotes extras de serviços para diminuir este custo.

A questão é bastante matemática: quantos minutos você tem contratados menos quantos minutos você usa. Isso tem que ser feito para as contas dos últimos meses. Se o resultado está próximo do zero, você está no equilíbrio. Logicamente que ainda há a diferença de tarifas cobradas pelas diferentes operadoras, e você pode (na busca por economias) até optar por uma que seja mais barata. Para isso existe a concorrência! Você pode acessar o link abaixo, que permitirá que você faça comparação de planos semelhantes oferecidos pelas principais operadoras de celular:

http://www.jacomparou.com.br/compare/planos-celular

Mas o maior problema estará se você encontrar uma diferença (para mais ou para menos) nesta conta de minutos contratados menos utilizados. Pois então deverá dirigir-se à operadora para tentar adequar seu pacote ao seu uso, aumentando ou diminuindo os minutos contratados.

Aqui valem algumas dicas na contratação do plano de celular pós-pago:

  • Se você faz muitas ligações em roaming (para outras localidades), pode contratar um pacote específico para isso, que diminuirá o custo do minuto. O mesmo vale para envio de mensagens.
  • Se na sua família são várias pessoas usando celular, busque um plano familiar, onde se contrata mais minutos para todos falarem utilizando-se do mesmo pacote. E, falando entre si, não pagarão nada.
  • Cuidado na hora de resgatar pontos para a troca de aparelho ou adquirir aparelho em promoção na hora de contratação de um plano – esse procedimento implica em uma fidelização (geralmente de 1 ano). Se você resolver trocar de operadora antes deste período terá que pagar à operadora o desconto que lhe foi concedido na aquisição do aparelho (ou até o aparelho em seu valor integral, se foi retirado gratuitamente) – proporcionalmente ao tempo que resta para completar o ano.
  • Se vai migrar de operadora, e retirou um aparelho na operadora atual, esta terá a obrigação de desbloquear o aparelho. Não aceite nenhuma desculpa contrária.
  • Fique atento às promoções. Algumas delas podem te interessar.

Sabemos que a grande maioria das pessoas no Brasil tem o celular pré-pago (embora este seja um dos serviços mais caros do mundo!). Segundo a Anatel, correspondem a 82,4% dos celulares. Se for o seu caso, saiba que pode ser justificável apenas para as pessoas que usam pouco o celular. Ou que tem vários chips e dão preferência para um ou outro conforme a operadora do número a ser discado (aproveitando-se dos bônus oferecidos para ligações para a mesma operadora). Esse sistema para conseguir economia requer um bocado de trabalho!

No link abaixo você vai encontrar um resumo dos planos pré-pagos das 4 principais operadoras de celular:

http://www.jacomparou.com.br/artigos/claro,-oi,-tim-ou-vivo-caracteristicas-de-cada-plano-pre-pago

save_money

Algumas outras dicas/informações quanto ao consumo inteligente do telefone:

  • As tarifas de fixo para celular caíram este ano, e custam em média R$ 0,44 o minuto. Todas as ligações feitas de fixo para celular são tarifadas a parte (ou seja, não estão incluídas no plano de minutos).
  • Preste atenção aos horários de tarifa reduzida – programe suas chamadas para estes horários.

Um ponto que me chama muito a atenção como usuária de telefone fixo/celular é que as empresas prestadoras de serviços nunca nos procuram para oferecer alternativas para racionalizar nossa conta e diminuir nossos gastos! (se isso ocorresse, este artigo nem estaria sendo escrito!) Possuindo nosso histórico de chamadas, e com um sistema inteligente, poderiam nos guiar. Pagaríamos menos, com certeza! E a empresa, em troca, teria nossa fidelidade – pois quem não daria preferência a alguém que se preocupa com o cliente desta maneira? No entanto, estão sempre nos ligando para oferecer algum tipo de pacote ou serviço extra que não precisamos.

tv

TELEVISÃO POR ASSINATURA

Este é outro tipo de contrato que merece sua atenção. Analise os seguintes pontos:

  • Os canais que você tem contratados no seu plano, você realmente assiste? Não poderia talvez migrar para um plano mais simples?
  • Se você tem um plano antigo (de anos anteriores), vale a pena entrar no site da empresa e verificar quais os planos mais atuais. Acontece frequentemente de os planos serem modificados e pelo mesmo preço, você pode ter acesso a mais canais. Ou então, mantendo os mesmos canais, você pode pagar menos. Agora, imagine se a empresa vai te ligar oferecendo algo assim? Pode apostar que é mais fácil um meteoro cair na sua cabeça!
  • Se gosta de filmes e tem acesso à internet, analise a possibilidade de contratar um plano simples de tv por assinatura (com os canais básicos), e inscrever-se num site de filmes on line (como o Netflix). Pode ser que tenha oferta de melhores filmes, com mais variedade, e ainda faça uma economia.

 

Planejamento Financeiro Pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online