Natal é época de renovação. Mas renovação de quê? Do guarda-roupa? Dos eletrodomésticos?
É um momento de realização de sonhos – sonhos de consumo?
Com o espírito do Natal como justificativa, os estímulos ao consumo são infindáveis. “Presenteie quem você ama!” Mas não me venha com qualquer coisinha! Por isso parcelamos em 12 vezes sem juros!
Cabe a cada uma de nós uma reflexão: será que não estamos exagerando nas compras? Ou como diz aquela frase, “gastando o que não tem para comprar o que não precisa”?
Vale a lembrança: janeiro, assim como dezembro, é um mês de gastos extras, como IPTU e IPVA, material escolar e uniforme, sem falar nos inevitáveis extras das férias. Utilize seu 13º com parcimônia e inteligência, poupando uma parte para os gastos do início de ano, e outra parte para a realização futura de seus sonhos. Se eventualmente você estiver endividada, neste momento existe uma oportunidade de quitar sua dívida (ou pelo menos parte dela). Uma compra por impulso antes do Natal significa um adicional a ser pago, dado que a partir do dia 26 as lojas já iniciam suas promoções.
E dado que Natal é renovação, vamos buscá-la em nosso interior, pois é esta é a única fonte verdadeira de prazer. Vamos quebrar nossos paradigmas, mudar nossos comportamentos. Resgatar o verdadeiro espírito do Natal. Consumir menos, reciclar mais, dar mais abraços, ter novas idéias, fazer coisas inusitadas. Celebrar a amizade e o amor. Fazer o bem, e desfrutar das novas sensações que isso vai provocar em você.
E coloque em seus planos de ano novo: vou controlar minha vida financeira! Isso deve estar em destaque, junto com aqueles quilos que você vai perder e com a ginástica que você vai começar!
Bom Natal, e no ano novo conte com a gente para ajuda-la nos seus planos financeiros!