Metodologia GFAI 1 comment


meto_banner

“Planejamento financeiro é o processo de formulação de estratégias para auxiliar os clientes a gerenciarem seus assuntos financeiros para atingirem seus objetivos de vida. O processo de planejamento financeiro envolve a análise de todos os aspectos relevantes da situação do cliente em uma ampla gama de atividades de planejamento financeiro, incluindo inter-relações entre objetivos muitas vezes conflitantes”.

 (Financial Planner Competency Profile)

 

O método de planejamento financeiro oferecido pela equipe da GFAI Investimentos se baseia na importância da educação financeira e na cultura de formação de poupança. Os aspectos essenciais considerados para a elaboração do plano financeiro para nossos clientes são: busca das melhores oportunidades do mercado de investimentos compatíveis com o perfil de renda individual ou da família; capacidade de poupança e posição patrimonial; tolerância ao risco; momento no ciclo de vida financeira; nível de conhecimento e sofisticação financeira; proteção pessoal e patrimonial; e estilo de vida atual e desejado para o futuro.

 

ETAPAS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

I – Coleta

A primeira etapa para elaboração do plano financeiro consiste na coleta de todas as informações qualitativas, quantitativas e comportamentais necessárias. A coleta ocorre através de uma clínica financeira com a equipe de planejamento financeiro da GFAI, quando o cliente identifica todos os fatos relevantes e organiza as informações necessárias para análise do planejador financeiro.

 

II – Análise

Após o recebimento de todas as informações necessárias, o planejador financeiro avalia todas as oportunidades, restrições e riscos potenciais, perfil e atitudes do cliente, elabora os demonstrativos e análise financeira e avalia todas as informações resultantes para formular estratégias e recomendações para o cliente.

 

III – Síntese

Uma vez formulada todas as estratégias e recomendações personalizadas, o planejador financeiro sintetiza as informações em um relatório final, contendo todas as análises, demonstrativos, gráficos, recomendações e definições de metas para o cliente.

 

IV – Execução e Monitoramento

A GFAI Investimentos assessora o cliente na execução do seu plano financeiro, além de medir o progresso em direção à conquista dos objetivos e corrigindo estratégias e desvios de rota através de revisões periódicas adequadas para cada perfil.

 

COMPONENTES DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O diagnóstico e planejamento financeiro se baseiam nas seis componentes a seguir: 

Metodologia GFAI