fbpx

10 mudanças que melhoram seu planejamento financeiro.

10

2021 chegando, e como em todo início de ano fazemos promessas e alimentamos a esperança de que seja melhor que o anterior. Para alcançar o sucesso precisamos de mudanças na forma como agimos.

Estudos psicológicos e econômicos realizados pelas mais importantes instituições de ensino do mundo provam que algumas mudanças de hábitos têm importante impacto positivo na vida de quem as pratica.

Elenquei 10 mudanças que podem encurtar o caminho entre seus sonhos e a realidade.

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
      1. Envolva sua família: Compartilhe e construa objetivos em conjunto. Com todos comprometidos o sucesso está garantido. Algumas mudanças podem ser feitas no dia a dia. Por exemplo, ao invés de chamar a atenção do seu filho para apagar as luzes porque a conta está cara, diga que é para a viagem de férias, ou para a compra do novo videogame. Saiba mais sobre educação financeira para crianças: http://qifinanceiro.com.br/como-usar-a-mesada-para-ensinar-educacao-financeira/
      2. Dê um nome para suas metas: Não deseje o dinheiro e sim o que ele pode proporcionar. Não o considere como um fim e sim como um meio para realizar seus sonhos. Nomeie suas aplicações. Por exemplo, “Projeto Férias”, “Projeto Carro X”, “Casa Própria” etc. Saiba mais sobre como alcançar suas metas em 2016: http://qifinanceiro.com.br/metas-2016/
      3. Efeito de Ancoragem: Nosso cérebro não lida bem com números, ele se ancora sempre em um referencial, portanto estipule metas bem acima do que queira alcançar. Por exemplo: Se pretende guardar R$ 50 mil no ano, estipule uma meta de R$ 100 mil, se quiser correr 3 km por dia, estipule 8 km e assim por diante.
      4. Princípio da Consistência: Ser consistente é ser coerente, ou seja, cumprir o que promete. Psicólogos provaram que ser inconsistente gera alto desconforto cerebral, comparável a dor física. Compartilhando suas metas com o máximo de pessoas possíveis você se empenhará muito mais em buscá-las.
      5. Economize: Diminua o consumo excessivo com pequenas atitudes. Apagar as luzes onde não há ninguém, tomar banhos mais curtos, desligar a água ao se ensaboar ou escovar os dentes, conectar aparelhos eletrônicos em fontes com interruptores para eliminar o consumo do “stand by”, fazer refeições em casa porque é mais barato e saudável, etc. Isso será bom não apenas para você, mas para o planeta!
      6. Compras por impulso: Espere 10 minutos antes de realizar uma compra. Estudos comprovam que a maioria das pessoas que agem desta forma não efetiva a compra. Isso ocorre por causa da liberação de dopamina que age no cérebro por aproximadamente 5 minutos, então quando o efeito passar, provavelmente você não gastará por impulso.
      7. Priorize suas compras para o final do mês e pesquise bastante: É o período de fechamento das metas dos vendedores, logo tendem a conceder descontos maiores para atingi-las. No caso de compras online, pesquise muito!
      8. Simplesmente peça: O não você já tem, então por que não correr o risco de ganhar um sim? Não tenha receio! Peça descontos, upgrade em hotel, brindes em lojas, etc. Você se surpreenderá com o que ganhará!
      9. Não tenha dívidas: Um produto financiado pode custar, muitas vezes, mais do que o dobro do real valor. Pagar à vista, em geral, é extremamente vantajoso. Caso já tenha empréstimos, renegocie juros menores no seu banco ou venda sua dívida para outra instituição. Saiba mais sobre as melhores formas de pagamento: http://qifinanceiro.com.br/pagar-a-vista-ou-parcelar-eis-a-questao/
      10. Seja o administrador da sua vida: Estipule objetivos, analise, planeje, implemente e controle sua vida.
  • Objetivos: Tenha objetivos bem definidos para tudo. Aposentadoria (quanto deseja ter de renda, com qual idade, etc.), viagens (para onde, quando, quantos dias), compra de imóvel, compra de automóvel etc.
  • Análise: ”Conheça a ti mesmo”. Faça uma planilha com seus ganhos e gastos. Entenda para onde o fruto do seu esforço está indo. Adapte os objetivos de acordo com sua realidade.
  • Planejamento: Estabeleça metas e determine ações e prazos para atingi-las.
  • Implementação: Se esforce para ser disciplinado e cumprir as ações que se comprometeu a realizar. Economizar, gerar novas rendas, reorganizar aplicações, quitar ou renegociar dívidas, etc. Lembre-se que não fará cortes e sim realocação de recursos. Deixar de ir a um restaurante, por exemplo, pode ser uma diária a mais em um hotel nas férias.
  • Controle: Alimente sua planilha pelo menos 3x por semana, utilize aplicativos se achar melhor. Guarde todos os comprovantes de compras, estabeleça um horário para atualizar a planilha, monitore seus os gastos e rendimentos mensais. Faça ajustes naquilo que não está saindo como planejado.

metas smart

Pronto! Agora é só começar com essas pequenas mudanças e colher os frutos já em 2016. Seja o condutor da sua vida!
Se você aceitar ajuda e/ou deseja potencializar seus resultados, consulte um Planejador Financeiro Pessoal, um profissional capacitado que vai te ajudar a traçar um plano específico para cada um dos seus objetivos e te acompanha para fazer cada um desses planos acontecer.

Agende uma clínica financeira com um especialista capaz de te ajudar a encurtar o caminho para realizar seus sonhos.

ACESSE AQUI (6)

planejador financeiro

GOSTOU? COMENTE!

Mudanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online