por Thiago Hagui
A forma de comprar revela muito sobre nós e tradicionalmente temos os perfis de consumidores: Compulsivo, Alienado, Consciente e Consumista, no entanto, a maneira como consumimos tem-se alterado devido à internet e a velocidade com a qual as informações são entregues a nós.
Hoje, percebe-se novos perfis de consumidores e as redes sociais são os grandes meios de comunicação. Esses novos perfis são:
- Modelo:
Consumidor que se identifica com a empresa e a recomenda. - Entusiasta:
Usa as redes sociais para falar da sua experiência, boa ou ruim. - Caçador:
de ofertas: Busca apenas descontos e promoções. - Silencioso:
Demonstra satisfação com o produto e com a marca da empresa, porém não demonstra sua opinião a respeito. - Casual:
Não tem identidade nem com o produto e nem com a marca. - Reclamão:
Aquele que vai direto aos sites de reclamação e aos órgãos de defesa do consumidor.
Os novos perfis de consumidores relacionados as redes sociais são novas características que podem ser atribuídas aos perfis tradicionais, devido as novas maneiras e a velocidade com que consumismo.
Portanto, conhecer seu perfil de consumidor e entender seus objetivos faz todo sentido quando buscamos ter uma vida equilibrada e com saúde financeira.