por Thiago Hagui
Você já ouviu indicações médicas de quem nunca estou medicina? Ou já ouviu técnicas e estratégias de futebol de quem nunca atuou profissionalmente no esporte? E sobre investimentos, já ouviu indicações de alguém que nunca estudou ou trabalhou no mercado de investimentos?
O relato em questão refere-se a 3 amigos cujas profissões não estão relacionadas a área médica, esportes ou investimentos. No entanto, as discussões entre eles estavam centradas em quem tinha o melhor médico, qual a melhor estratégia do seu time de futebol e qual o melhor investimento no mercado financeiro.
Interessante notar que o assunto ficou disputado entre os amigos quando o tema foi o qual o melhor investimento financeiro. Day trade, Swing trade, Buy and Hold, Private Equity, Hedge, Fundos Imobiliários e até cursos de especialistas estavam na discussão.
Em relação a investimentos financeiros, em nenhum momento, foram abordados questões como:
Por que você está investindo?
Qual o objetivo desse investimento?
Quando você pretende utilizar esse recurso?
Portanto, conhecer os objetivos, saber quando esse recurso será utilizado e respeitar o perfil de investidor faz todo o sentido antes mesmo de pensar em qual investimento do mercado financeiro, seja ele: ações via day trade, swing trade, private equity, fundos imobiliários ou hedge.
Agora, se você quer investir baseado nos seus objetivos pessoais faz todo o sentido contar com um Planejador Financeiro que irá te ajudar a determinar seus projetos de vida, correlacioná-los com os investimentos respeitando sempre o seu perfil de investidor.