por Thiago Hagui
A taxa Selic sofreu um aumento de 0.75 saindo de 2,75% para 3,5% ao ano.
Mas o que é mesmo a Taxa Selic? A Taxa Selic, ou como também é chamada a taxa básica de juros, influencia todas as demais taxas de juros Brasil, como as cobradas em empréstimos, financiamentos e até de retorno de investimentos.
E o que esse aumento da Taxa Selic tem a ver com a minha vida? Esse aumento tem como objetivo controlar o aumento da inflação, que é o aumento dos preços que vemos nos produtos, por exemplo no supermercado.
Usando a analogia do medicamento, existe a prescrição e a contraindicação. No atual momento, o aumento da Taxa Selic serve para controlar o crescente aumento da inflação o que podemos ver como algo bom.
No entanto, a contradição desse remédio chamado aumento da Taxa Selic é o aumento dos juros cobrados em empréstimos, parcelamentos de compras e financiamentos.
Por isso, fique atento se os preços dos produtos que você compra se manterão no mesmo patamar e isso será potencialmente resultado do aumento da Taxa Selic e, também, se houver necessidade de empréstimos e financiamentos esses ficarão mais caros.
Lembre-se sempre de pesquisar quais são as melhores alternativas antes de tomar um empréstimo ou realizar uma compra parcelada.
Quer saber como encontrar alternativas e estratégias para suas finanças?
Faça um Aconselhamento Financeiro GFAI!