fbpx

Planejador Financeiro, você deveria ter um? Pesquisa indica que sim!

planejador financeiro

Número insuficiente de pessoas tem um planejador financeiro e nova pesquisa mostra que deveriam ter.

Este é o título de um artigo publicado pelo jornalista Jamie Hopkins em 2014 na revista Forbes.

Antes de lê-lo é importante refletir:

Nos EUA, a cultura de poupar é enraizada desde o nascimento do filho, a educação financeira é ensinada na escola e, os juros anuais para aplicações de baixo risco são cerca de 2% ao ano. O estudo comprova que o acompanhamento de um planejador financeiro pessoal possibilita um incremento de 29% na riqueza e renda de uma família.

A pergunta é: qual seria o impacto que este profissional pode fazer na vida dos brasileiros que, geralmente, não têm cultura de poupar, não entendem de mercado financeiro e podem receber quase 15% de rendimento anual em uma aplicação de baixíssimo risco?

Leia o texto abaixo e reflita sobre isso!

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Segue a tradução da matéria na íntegra:

Número insuficiente de pessoas tem um planejador financeiro e nova pesquisa mostra que deveriam ter.

Texto de Jamie Hopkins / Revista Forbes

Apenas 52% dos pré-aposentados e 44% dos aposentados consultam um planejador financeiro ou consultor de acordo com um novo relatório da Understanding and Managing the Risks of Retirement, from the Society of Actuaries (SOA), que discute os resultados de sua pesquisa Risco de Aposentadoria realizado em 2013. O relatório destaca uma variedade de preocupações enfrentadas por ambos pré e pós-aposentados, incluindo preocupações sobre cuidados de saúde, cuidados a longo prazo, a inflação, e ficar sem dinheiro na aposentadoria. Cerca de 96% dos pré-aposentados e 89% dos aposentados responderam que estão preocupados sobre o seu futuro financeiro a longo prazo na aposentadoria. É preocupante que apenas cerca de 50% das pessoas consultam um planejador financeiro. Confiança e paz de espírito são apenas duas das razões mais óbvias para procurar os serviços de um planejador financeiro. A maioria das pessoas na geração baby-boomer (nascidos de 1946 a 1960) não estão confiantes de que terão dinheiro suficiente para a aposentadoria. De acordo com a pesquisa IRI 2014, baby-boomers com planejadores financeiros são duas vezes mais propensos a se sentir confiantes sobre sua poupança de aposentadoria do que aqueles sem um assessor.

 

A adição de confiança com o plano de aposentadoria não é a única coisa que planejadores financeiros podem fazer. Na verdade, planejadores financeiros estão bem equipados para ajudar a América reduzir o seu déficit de renda de aposentadoria de quase US$ 4,3 trilhão. Por exemplo, o estudo internacional do HSBC, O Futuro da Aposentadoria, em 2011 mostrou que aqueles com planos financeiros acumulam quase 250% mais poupança de aposentadoria do que aqueles sem um plano financeiro. Além disso, quase 44% das pessoas que têm um plano financeiro em vigor poupam mais dinheiro a cada ano para a aposentadoria.

 

Pesquisa realizada por David Blanchett e Paul Kaplan da Morningstar, Alpha, Beta, and Now . . . Gamma, tentou quantificar em números reais o valor que os planejadores financeiros podem proporcionar. Sua pesquisa mostra que os planejadores financeiros ajudam as pessoas a gerar cerca de 1,82% a mais de retorno a cada ano, criando cerca de 29% maior riqueza e renda na aposentadoria. Isso significa que mesmo se um planejador estiver cobrando uma taxa de 1% ao ano para a gestão dos ativos de aposentadoria, o aconselhamento financeiro ainda tem um enorme impacto sobre a geração de renda de aposentadoria adicional.

 

Mesmo se você tenha um plano financeiro em vigor e um plano de renda de aposentadoria, planejadores financeiros ainda podem agregar valor. Por exemplo, Carol Bogosian, ASA, membro SOA’s Committee on Post-Retirement Needs and Risks, disse que “as pessoas que planejam a aposentadoria podem ter um horizonte de planejamento de curto prazo e um foco no dia-a-dia das despesas. A capacidade de pagar as contas mensais, muitas vezes é o principal insumo do planejamento financeiro para a decisão de se aposentar. “Além disso, Bogosian passou a notar que” planejadores financeiros te guiam com as questões difíceis do de longo prazo e fornecem orientações para uma melhor estratégia. “

Planejadores financeiros oferecem uma quantidade enorme de valor por lidar com questões extremamente complexas de impostos, opções de investimento, e decisões emocionais que afetam o bem-estar financeiro. Além disso, eles fazem as pessoas mais seguras para a aposentadoria, aumentam a riqueza do seu cliente, e ajudam as pessoas a se sentir mais confiantes sobre sua situação financeira. No entanto, nem todos os planejadores financeiros são criados iguais e algumas dicas devem ser seguidas quando se olha para um planejador financeiro.

Primeiro, os planejadores financeiros não são apenas para os ricos, mas eles custam dinheiro. Na verdade, por causa da evolução nos modelos de remuneração usados por planejadores financeiros, existem planejadores financeiros disponíveis para quase todos. Há planejadores lá fora, que se concentram exclusivamente em alta renda, mas também para a classe média e indivíduos de baixa renda. No entanto, ainda é muito importante prestar atenção à forma como o seu planejador financeiro é compensado, quais taxas e formas de remuneração.

 

Se você está preocupado com o quanto custa um planejador financeiro ainda existem outras opções. “Há também uma oportunidade para os empregadores auxiliarem seus funcionários a acessar um planejamento financeiro, especialmente para as pessoas que não têm um monte de ativos para gerenciar”, disse Bogosian. Muitos empregadores oferecem seminários e algumas reuniões básicas de planejamento financeiro lideradas por planejadores financeiros que podem agregar muito valor para os empregados.

 

Em segundo lugar, certifique-se que o planejador financeiro certo para a sua situação única. Embora existam muitos conselheiros qualificados lá fora, alguns podem ser mais bem treinados, educados, e adequados para suas necessidades particulares. Alguns planejadores financeiros se concentram em acumulação de riqueza, enquanto outros se concentram em planejamento de renda de aposentadoria. Além disso, há alguns planejadores financeiros especializados em trabalhar com clientes do mesmo sexo, clientes com necessidades especiais, para crianças, ou com idosos. Uma dica para encontrar um planejador financeiro que se adapte às suas necessidades, usar uma ferramenta como DesignationCheck.com (somente EUA/ no Brasil a GFAI é a maior empresa de Planejamento Financeiro).

Por último, faça uma pesquisa sobre o planejador financeiro ou empresa antes de concordar. Por exemplo, CFP® Board fornece uma maneira para verificar a certificação CFP® e permite que os consumidores de verem qualquer ação disciplinar tomada contra o profissional da certificação CFP®. Perguntar a seus amigos, colegas de trabalho e membros da família também pode ser uma maneira de encontrar um planejador financeiro. Além disso, não tenha medo de perguntar ao seu planejador financeiro por uma recomendação ou depoimento de algum cliente. O Planejador financeiro pode agregar muito valor para os seus clientes, e se a América está tentando reduzir o déficit de renda de aposentadoria para a geração baby-boomers, planejadores financeiros vão indefinidamente ser parte da solução.

 

Ao ler este texto fica nítido o quanto é importante ter um planejador financeiro pessoal para lhe dar confiança e tranquilidade, auxiliar na realização de seus sonhos e principalmente te guiar de forma assertiva para conquistar sua independência financeira.

Fonte: FORBES (link texto original em inglês: http://www.forbes.com/sites/jamiehopkins/2014/08/28/not-enough-people-have-financial-advisers-and-new-research-shows-they-should/#3745e6907648)

banner_clinica

planejador financeiro

Planejador Financeiro

 

GOSTOU? COMENTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online