Perguntas Frequentes


PR_banner

 

Qual a diferença entre eu ler um livro / assistir uma palestra e ter um planejador?

Quando o escritor escreve um livro ou o palestrante monta uma palestra, ele não sabe quem irá ler ou quem estará na plateia. Dessa forma, ele tem que se comunicar de uma maneira generalizada, sem realmente entrar nas particularidades de cada um. O planejador atua diretamente com cada pessoa ou família e tem a obrigação de entender suas particularidades e propor soluções que atendam a estas necessidades específicas. Cada caso é um caso e nunca o seu Plano Financeiro será igual a outro.

Pra que vou pagar um Planejador Pessoal se o meu Gerente do banco faz de graça?

O gerente é pago pelo banco e por isso é limitado pelas opções que o seu empregador possui. O planejador é remunerado diretamente por você e por isso pode fazer um trabalho totalmente focado nos interesses do seu “patrão”, procurando o que há de melhor em todo o Mercado Financeiro e funcionando como um “auditor” dos seus outros fornecedores de produtos financeiros. Além disso, enquanto o gerente tem milhares de clientes para cuidar, o planejador consegue se dedicar muito mais aos detalhes que fazem parte da vida de seus clientes.


Falando em remuneração, como é cobrado esse serviço?

Assim como um médico ou advogado, o que o planejador tem para vender é o seu tempo e conhecimento. Pode ser cobrado um valor fixo por horas de trabalho, uma porcentagem do patrimônio de investimento ou ainda um “mix” das 2 coisas (fixo + variável).

Como vou saber se o planejador que estou contratando é realmente capacitado?

Procure uma empresa que possua metodologia e coordenação de profissionais CFP® (“Certified Financial Planner”). Esse é um atestado internacional de que os profissionais têm o conhecimento técnico necessário, anos de experiência comprovados em planejamento pessoal, aderência ao código de ética e frequência regular de “créditos” em educação continuada, mostrando atualização constante.

Por quanto tempo preciso da ajuda de um planejador?

Não existe um tempo determinado para se atingir os resultados. Enquanto houver metas a serem atingidas, haverá a necessidade do acompanhamento de um planejador, assim como continuar frequentando uma academia enquanto se quiser manter a saúde. Entretanto, havendo encontros regulares e seguindo as orientações que forem passadas, em poucas reuniões já é possível verificar melhorias significativas na vida financeira.

Onde são feitas as reuniões?

Se você mora na cidade de São Paulo, as reuniões podem ser presenciais. Para quem mora em outras regiões do Brasil, reuniões via Skype ou Google Hangouts funcionam muito bem!

O Planejador substitui outros especialistas, como contador ou advogado?

Não. O planejador funciona como um clínico geral, identificando necessidades e, dependendo do caso, atuando junto com o especialista na área. Exemplo: o planejador poderá identificar a necessidade de se realizar um planejamento sucessório mais elaborado e, por isso, indica um advogado para acompanhar o caso. De qualquer forma, o planejador ajuda a identificar estas necessidades específicas e também a se comunicar com o especialista na área de uma maneira mais assertiva, olhando o Plano Financeiro como um todo.


Clínica Financeira_