fbpx

Meu primeiro filho vai nascer, o que devo mudar no meu Planejamento Financeiro : Tudo que você precisa saber

gravida

Vamos pensar que logo após ao Casamento, União ou como se diz no ditado popular (juntarem as escovas de dentes), o Casal passa a ouvir a clássica pergunta de familiares e amigos queridos (e quando chegara o herdeiro?) E não é que a torcida é tanta que o casal logo recebe a linda noticia, agora serão Pais! A emoção é enorme a felicidade contagia, mas é imprescindível que os pais tenham feito a sua lição de casa em relação a Finanças Pessoais! Não se preocupem, vamos ajudá-los a pensar neste momento importante de forma leve, sem perder o foco, disciplina e deixando prevalecer a magia de um período tão especial para a família.

Suponhamos que o casal antes mesmo de responder a tal pergunta ou de receber a linda noticia, já vinham refletindo sobre a necessidade de começar a pensar em um planejamento financeiro para que este sonho que não é só do casal, mas também de pessoas queridas que os querem bem, seja conduzido com maestria. Suponhamos também que este casal há algum tempo antes de oficializar a união, não só refletiram todo o amor envolvido, mas em todos os custos que a partir de agora teriam ao juntarem suas escovas de dentes. Vamos pensar que o casal se Planejou Financeiramente para que este sonho fosse realizado com prudência, buscando uma vida saudável e bem preparada para eventualidades. MAS um filho não é uma eventualidade, e, para que ele chegue, fazendo florescer ainda mais o desejo de realizações é preciso pensar em como está o Planejamento Financeiro do Casal e reorganiza-lo. Seguir em frente com disciplina e prosperidade! 

Vamos dimensionar melhor, de forma que abordaremos a vida financeira e sonhos dos pais, mas que estes pais, por princípio possam conduzir o novo Planejamento agora com o objetivo de controle de gastos, bons investimentos, aquisições, e com a responsabilidade de repassar a disciplina e cultura de Educação Financeira para o herdeiro a caminho, e que possam repassa-los para as próximas gerações.
Um centavo poupado é igual a um centavo ganho (Benjamin Franklin) 
Meu primeiro filho vai nascer, o que devo mudar em meu Planejamento Financeiro. 

É claro que agora você terá que pensar em outros diversos tipos de gastos, além daqueles que já planejou em seus orçamentos individuais e como casal, você terá que adequar suas despesas de curto prazo já atribuídas agregar outras (calma não vou apresentar nenhuma teoria financeira complicada, vou orienta-los a tentar melhorar sua postura em relação ao dinheiro sem qualquer formula matemática) farei você pensar em como vivera daqui 10, 20anos. O Futuro agora está logo ali. E vou te explicar porque!
Destaco que neste momento é imprescindível que você tenha um pouco mais de conhecimento financeiro. Não para virar um expert no assunto, mas para fazer com que seus planos aconteçam e caminhem de forma responsável! O empenho da Mulher aqui é muito importante (já que é ela quem de fato lida com as despesas domesticas). Mas este é um assunto para outro artigo.
Não direi quanto você precisara economizar para comprar enxoval de bebe, decorar o quarto, quanto irá gastar na festa de 1º ano da criança (aquela onde ela não estará entendendo nada do que estará acontecendo), na alimentação adequada da criança , roupas de grife , colégios conceituados , últimos lançamentos de brinquedos , viagens de férias, são particularidades que envolvem desejos pessoais misturados a grande oferta que encontrara no caminho, tentações de Shoppings , Comércios de rua , internet ( você sabia que profissionais de Design que trabalham para sites de compras, desenvolvem seu trabalho focados em fazer você comprar sem pensar tudo aquilo que vê), são estratégias poderosas.
Minha maior preocupação é repassar o conhecimento sobre Economia e Finanças Pessoais, e criar uma consciência de valores essenciais que será enriquecedora para pais e filhos perante a vida!

Voltando a Época do Escambo – Pratica ancestral de se realizar uma troca comercial sem o envolvimento de moeda ou objeto que se passe por esta, e, sem equivalência de valor – É a forma original mais básica que o ser humano tem de realizar trocas com o excedente de cada comunidade. Mas não vivemos nessa época, vivemos em uma época onde a forma de se adquirir coisas e viver é através do dinheiro (o que chamarei de MEIO em homenagem ao querido Economista – Luiz Roxo). O Meio tem seu próprio preço. No Brasil o incentivo sobre o uso do meio nos foi repassado somente pelo relacionamento entre instituições e pessoas físicas, um incentivo fervoroso ao Empréstimos X Consumo, o que gera uma serie de meios para as instituições, tirando outros tantos meios da pessoa que pagará por este meio, importante agora e não precisar recorrer a este tipo de meio.
Nos EUA, o meio é tratado diferente, o meio é a forma em que se pode adquirir algo, realizar planos, porém, com muita preparação, disciplina e valor. O que quero dizer, que no momento em que planejou ter o primeiro filho é importante pensar como será a educação dele para os próximos 20 anos, como será a educação e como lidar com o meio para que seu filho tenha uma relação saudável com ele valorizando-o, meios devem ser fruto somente de trabalho. E necessário que os pais tenham em mente que para se ter uma educação de bom nível tanto no Brasil como no exterior será necessário cuidar bem do meio, do fruto do seu trabalho. Quando os pais passam a desenvolver alguma estratégia de valorização de meios já no primeiro ano do nascimento do bebe, ele crescera ouvindo e sendo orientado pela capacidade de poupar (é imprescindível comunicar a criança que existe algum meio guardado para que no futuro possa utilizar para estudo e outros objetivos que não sejam especialmente para o habito de consumo, mas para o crescimento e prosperidade). Podemos usar aqui nossa planilha da mesada como forma educacional, onde dividimos orientação, conhecimento e responsabilidade com a criança. Nos EUA já a partir dos 12 anos muitas escolas começam a introduzir aulas sobre finanças. Aqui já evoluímos bastante dada ações realizadas pelo Mercado de Capitais e algumas ações do Governo, mas ainda há muito o que fazer, posso dizer que já conseguimos sair da zona de retrocesso estamos a caminho da zona de conforto. O ideal e que a criança tenha acesso ao mundo das finanças iniciando em sua própria casa de forma natural.

Mas como conseguirei transmitir valores? Guardar meios? Educar filhos e prepara-los para receber seus próprios meios? Lembra-se que partimos do princípio onde já tenham feito algum planejamento antes mesmo de se casarem?

Todo planejamento possui suas etapas respeitando o perfil de cada família e individual e seu momento de vida atual, o curto prazo, médio prazo e longo prazo (longo prazo para este perfil de pais novos, agora deve incluir despesas com educação para os filhos, as despesas do dia a dia são curto e médio prazo), ao cuidar do longo prazo estarão preparando-os para desenvolverem uma profissão que gostem e para a independência. Reserve parte de seus meios para investir em seu filho (Você sabia que nos EUA. Poupar e investir dinheiro pensando na faculdade dos filhos está entre os principais objetivos financeiros citados por investidores) isso porque eles não precisam se preocupar com o ensino fundamental, que ainda e público e de boa qualidade. Como deve ser em nosso pais, mas é impossível contar com o ensino público aqui. E nossas escolas particulares que cobram quase a mesma mensalidade das universidades? E o sonho de proporcionar aos filhos a experiência de estudar fora do pais? Não e de se pensar ainda mais em como se planejar?
E não é bacana repassar bons ensinamentos. Sabendo que na idade em que estará apto a seguir com a vida profissional, o maior criador de meios foram os pais, aqueles que o ajudaram com Educação e princípios que farão toda diferença para a vida dele!
Quanto mais cedo pais começarem a poupar para os filhos, quanto mais cedo dividirem a responsabilidade de cuidar dos meios, mais cedo pais e filhos sentarão para passar o tempo em família usufruindo de realizações.
Vamos orientar, alguns passos para começar a reorganizar seu planejamento agregando o herdeiro.
Primeiro passo
Conversem sobre objetivos em comum para o futuro.
Discutam o que já fizeram e alcançaram!
Desenvolvam conhecimentos sobre investimentos e sobre a gestão de seu próprio futuro.
Siga boas práticas e princípios básicos.
Invistam conscientemente e orientados para o longo prazo.
Invistam regularmente uma parcela da sua renda, durante longo tempo e independente das circunstâncias políticas e econômicas do pais.
Reinvistam os resultados para acelerar o crescimento do patrimônio familiar.
Diversifiquem seus investimentos
Motivem-se e sejam proativos para se sentirem bem amparados para definirem metas e contem com ferramentas para isso
Entendam seu controle de orçamento e investimentos como um compromisso com você, seu filho e as próximas gerações
Não há uma cultura de investimentos bem sedimentada no Brasil, juntar mês a mês suas economias para atingir conforto financeiro no longo prazo. Esta meta é sua!

Respeite seu Meio.
O casal precisa estar com seu Planejamento bem sedimentado.
Não gastem mais do que ele permite
Façam compras com lista em mãos
Evitem hábitos consumistas
Economizem
Tenham hábitos saudáveis
Evitem carregar dinheiro em espécie
Façam compras à vista e pecam desconto.
Eliminem cartões de credito e limites especiais
Não se endividem
Mudem seu estilo de vida e aprendam a controlar seus gastos, se não puder eliminar, diminua.
Contem com ajuda de um profissional especializado.
Se protejam de riscos
Agora seus novos gastos (não é uma receita, trata-se de uma lista de orientação) para que você consiga agregar ao novo Planejamento e ter uma dimensão clara do que será os próximos anos.
Antes do nascimento.
Pré Natal e Parto
Reformas e Mobílias
Enxoval
Até os 3 anos
Fraldas
Lenços umedecidos
Algodão
Pomada para assaduras
Sabonetes e shampoos
Baba, encargos sociais e uniformes
Creche e escolinha maternal
Vacinação
Roupas
Brinquedos e livros educativos
Alimentação a partir de 6 mês (leite em pó, farinhas etc.)
Medicamentos
Seguro saúde
Festinhas de aniversario

Acima de 3 anos

  • Escola
    Transporte escolar
    Livros escolares
    Dentista
    Mesada
    Esportes (natação, bale, futebol, etc.)
    Laser em geral (cinema com pipoca, viagens nas férias, lanche etc. etc.)

    Como Planejar a Educação
    O ideal e começar a programar os estudos do seu filho logo que ele nascer. Faça uma estimativa e siga em frente à risca. Você estará garantindo o futuro dele e a sua tranquilidade!
    Educação Invista dos Com investimentos Mensais de Valor Acumulado
    Para fundam. E Médio 0 aos 7 anos R$ 480,05 R$ 53.259,04
    Para Faculdade 7 aos 17 anos R$ 239,87 R$ 49.644,90
    # Cálculos realizados considerando-se uma carteira de investimentos com rendimento médio anual de 8% acima da inflação, sem levar em conta a tributação. (Fonte. Valor Finanças Pessoais)
    Se começarem a se preparar cedo, ficarão impressionados de ver como o tempo acrescenta dinheiro as economias. Assim mesmo, sem fazer muito esforço, mas com planejamento e disciplina.
    Acabou a hora do trabalho…começou o tempo do lazer …você vai ganhar o seu salário …para fazer o que quiser fazer …o que você gosta e gostaria de fazer. De estar fazendo noite e dia …. Ler, andar, ir ao cinema, brincar com seu NENEME até mesmo trabalhar também. Quando quiser, se assim quiser, se assim quiser, como quiser…. (Trecho da Musica Se assim quiser, de Arnaldo Antunes)
    Agora com um bebe nos braços, você começara a pensar nos aniversários de 1, 2, 5, 15 anos…. Até mesmo no seu casamento! Para proporcionar melhor Educação, Lazer, Saúde é necessário Planejar, Poupar e Investir!

    A diferença entre ricos e pobres não é a quantidade de dinheiro que possuemE A MENTE!
    (Robert Kiyosaki).

    Obrigada pela leitura! Tenham uma boa hora!
    Desejar gasta a mesma energia que planejar! (Eleonor Roosevelt – Ex Primeira Dama Norte Americana)

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online