fbpx

Educação Financeira para crianças

Educação-Financeira-para-crianças

Hoje em dia as crianças já nascem em contato com o consumismo. Ele é exposto a todo momento na mídia, como por exemplo, no desenho animado que assistem!

Mas como usar este consumismo a favor da Educação Financeira? Simples!!!! Uma boa conversa com seu filho, a partir dos 7 ou 8 anos, mostrando a ele como seus pais entram na padaria, entregam um papel, chamado dinheiro (ou hoje em dia um “dinheiro de plástico”) e o vendedor entrega aquele tão desejado chocolate. Nessa idade, as crianças já aprendem na escola valores, preço, troco e também a reconhecer cédulas e moedas. É um bom pretexto para iniciar a mesada/semanada em casa também, inserindo assim a Educação Financeira para crianças.

 

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

 

Como os pais se planejam para comprar aquele tão sonhado carro? Fazendo a mesma analogia com a criança estabeleça uma mesada/semanada, ela pode ser um instrumento útil e que os ajude a lidar com a responsabilidade pelas escolhas e suas consequências. Ensine seus filhos que se quer comprar a tão sonhada boneca, um álbum de figurinha etc, eles devem poupar de 2 a 3 meses para conseguir comprar o tão desejado brinquedo. Itens caros fazem com que a criança demore muito tempo para conquistá-los, levando-os a desmotivação. Faça-os aprender o consumo consciente, trace tarefas e bônus pela execução delas. Pode ser uma tarefa doméstica ou um adicional pela nota acima da média na escola, por exemplo.

Se quiser, temos este modelo de Planilha de Mesada para ajudar a começar:

mesada

Um outro exemplo de bônus seria ensinar as crianças a doarem seus brinquedos e roupas, abrindo espaço para novos chegarem.

O maior propósito da mesada/semanada é educativo. A criança vai criando a consciência de poupar e a lidar com escolhas e se projetar para o futuro, cultivando a arte da espera. Mas para isso é necessário muito treino. Não é uma tarefa fácil! Requer paciência e persistência!

O impacto e aprendizado que você vai deixar aos filhos ao longo da vida deles não tem preço.

Educar financeiramente uma criança é capacitá-la a fazer o melhor uso do dinheiro. Assim, quando ela chegar na fase adulta, onde não será apenas um “custo ambulante” aos pais, vai saber gerir seu dinheiro e alcançar a tão sonhada independência financeira e qualidade de vida, não cometendo os mesmos erros da infância.

Este site ensina a criança a aprender o valor do dinheiro brincando! Incentive seu filho!! >>>> http://www.canalkids.com.br/bankids/

É muito importante que os pais tenham conhecimento sobre educação financeira e que saibam na prática como fazer um bom Planejamento Financeiro Pessoal para assim poder com facilidade e expertise passar aos filhos sem se tornar algo chato!!  Os pais são os espelhos dos filhos, influenciam-nos positivamente ou negativamente. As primeiras lições sobre Educação Financeira devem vir de casa.

Com isso, os pais deixarão uma herança, uma grande riqueza aos filhos: a consciência de uma boa Educação Financeira.

banner_clinica

Fernanda_2

Educação Financeira para crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Open chat
Estamos Online