2 fatos impressionantes sobre os poupadores brasileiros!


Redes Sociais

Você sabia que 71 milhões de brasileiros são poupadores? E sabia também que a maioria está PERDENDO dinheiro por falta de conhecimento?

VOCÊ É UM DELES?

poupadores

Quem está dentro não quer sair e quem está fora quer entrar!

Quem nesse mundo diria que não quer ganhar mais dinheiro, não é?

Eu descobri informações reveladoras sobre o perfil dos investidores brasileiros no relatório anual da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), publicado no mês de Abril, e vou contar TUDO para você.

Hoje o Brasil possui 204 milhões de pessoas e, dentre elas, 71,7 milhões são poupadores. Ou seja, um terço das pessoas guardam ou aplicam parte do dinheiro que ganham em investimentos. Desse total, uma merreca de 5.155 pessoas fazem parte do segmento de alta renda e private.

– Pausa para explicar o que é private: é um rótulo usado pelo mercado financeiro para classificar as pessoas que investem valores muito altos, em dinheiro. Para alguém ser um “cliente private”, deve possuir no mínimo 1 milhão de reais aplicados em investimentos financeiros. –

Ou seja, a graaande maioria (o que equivale a 66.584 poupadores) são do segmento varejo tradicional.

– Outra pausa para explicar o que é varejo tradicional: é o segmento onde se enquadram todos os outros investidores e poupadores. Ou seja, são os que não são private nem alta renda. –

Veja o quadro abaixo com o número total de investidores brasileiros, dividido por segmento:

imam s*Fonte: Anbima

Mas o que isso significa?

Bom, vou explicar logo mais. Guarde essa informação com você alguns instantes, pois antes preciso te mostrar mais uma coisa.

Você imagina onde todo esse dinheiro está investido?

Observe as linhas coloridas abaixo. O primeiro gráfico mostra onde as pessoas mais ricas (private) aplicam seu dinheiro. Já o segundo gráfico mostra onde está aplicado o dinheiro dos demais investidores (varejo tradicional). A linha que eu quero que você observe mais de perto é a azul clara, que mostra quanto dinheiro está guardado na poupança:

GRAFICO*Fonte: Anbima

Analise comigo:

No primeiro gráfico podemos ver que a linha azul clara, a da poupança, está bem abaixo de todas as outras na altura do número ZERO. Isso indica que NENHUMA pessoa muito rica  aplica seu dinheiro em poupança. Como podemos notar, elas aplicam mais em fundos de investimento (linha azul escuro), títulos (linha laranja) e renda variável (linha verde).

Já no gráfico de baixo, a situação é contrária, perceba que a linha azul clara está bem acima das linhas que representam os outros tipos de investimento, como os fundos, títulos etc.

Então tá. E onde eu quero chegar?

A resposta é simples, eu quero que você perceba que, enquanto a grande maioria das pessoas do varejo tradicional prefere aplicar na poupança, as pessoas mais ricas definitivamente NÃO APLICAM seus recursos na poupança.

Isto dito, reflita comigo:  As pessoas que ganham muito dinheiro são, teoricamente, as que mais entendem do assunto, certo? Afinal, elas ganham mais “verdinhas” do que as outras pessoas, concorda? Então, podemos concluir que se elas não aplicam em poupança é porque existe algum motivo, sim ou sim?

Sim!

Muito bem, então me conta…

Quer receber nossa Newsletter? Preencha seu e-mail:


Você acha que a poupança é um bom investimento?

Se você respondeu não, parabéns! Você está no caminho certo.

Se respondeu sim, chega mais perto, deixa eu te contar algo muito importante:

Atualmente a poupança NÃO é um bom investimento!!!

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, hoje em dia quem aplica em poupança e acredita que está ganhando um dinheirinho extra com os juros, na verdade está PERDENDO dinheiro. Eu sei que é duro ouvir isso, que você fica triste porque ouviu por anos que a poupança era o lugar mais seguro para guardar seu tão suado dinheirinho. Porém, isso não é verdade.

A conta a se fazer é muito SIMPLES:

Hoje a poupança paga ao poupador em torno de 0,55% (TR + 0,5%) ao mês, o que representa mais ou menos um rendimento de 7% ao ano. O que ocorre é que vivemos em um país com uma inflação de preços que aumenta sem parar, só no ano passado o aumento nos preços foi superior a 10%!

Isso significa que quase todas as coisas que você costuma comprar, aumentam de preço muito mais rápido do que o seu dinheiro aumenta de valor na poupança.

Vamos usar esse exemplo para fazer uma conta rápida de padaria: 
GRAFICO 1

OBS*  importante avisar que não é exatamente assim que se subtrai uma taxa da outra,  calculei dessa forma só para simplificar.

A conta acima mostra que, se você ganha só 7% de juros sobre o valor que aplicou na poupança, mas paga 10% mais caro nas coisas que compra (por causa da inflação), no final de um ano você perdeu em média 3% do seu poder de comprar as coisas! E, conforme o tempo vai passando, se o cenário não mudar você vai continuar PERDENDO cada vez mais dinheiro e poder de compra.

Se pensarmos num horizonte de vários anos, supondo que você perca esses 3% todo ano e que a inflação continue subindo em média 10% ao ano, após 10 anos você perderá quase 35% do poder de compra do seu dinheiro aplicado, simplesmente porque o deixou parado na poupança.

É muito dinheiro perdido quando você deveria mesmo era ganhar, não acha?

Certo, então acho que agora tá explicado por que as pessoas ricas não investem na poupança. Elas sabem que esse é o pior investimento no momento e que há opções melhores para multiplicar seu dinheiro, com melhores retornos e com a mesma segurança.

Eu sei que a essa altura você está pensando “Ah, mas é claro! Gente rica tem informação privilegiada, tem especialista trabalhando para elas, pessoas cuidando do dinheiro delas! Se eu tivesse um “personal trainner” do dinheiro eu também aplicaria em outros lugares! Mas eu não tenho tempo para correr atrás disso, eu tenho que usar meu tempo para trabalhar!

Ok, não se revolte, a resposta para esse dilema é simples … Sim Não.

Sabe o que de verdade gente rica TEM, que a grande maioria das pessoas NÃO TEM em relação à dinheiro?

Conhecimento!

Das duas uma, ou elas vão atrás do conhecimento por conta própria para encontrar os melhores investimentos (e quem sabe foi por isso que ficaram ricas), ou elas realmente não sabem o que fazer e buscam conselhos de especialistas.

Agora veja a imagem abaixo, sobre o número de profissionais especializados em atendimento no mercado financeiro:

grafico

O gráfico da esquerda mostra que o Brasil tem hoje 99.201 profissionais que atendem clientes para falar sobre assuntos de investimento, entre atendentes de banco, gerentes de relacionamento, planejadores etc. Desses, 2.026 são profissionais especializados em atender os mais ricos (private) e 97.175 são profissionais que atendem todo o varejo.

Parece muita gente para atender todos os demais investidores, não é?

Só que não. Se você observar o gráfico da direita, vai perceber que para CADA 1 profissional de atendimento disponível no varejo, há 737 investidores esperando algum tipo de aconselhamento, o que mostra que realmente é MUITO DIFÍCIL conseguir um atendimento personalizado no segmento varejo.

Já no segmento private, há apenas 54 clientes por ano sendo atendidos por cada profissional, isso significa que eles atendem menos do que 5 investidores por mês!

Portanto, no gráfico fica claro que as pessoas ricas realmente tem um atendimento privilegiado.

E o que você acha desses números? Eu acho triste!

Por dois motivos:

  1. porque investir é muito SIMPLES, basta conhecer os produtos e aprender como aplicar. Eu penso que TODOS deveriam ter acesso à essa informação e não só a minoria mais rica;
  2. porque hoje o mercado é carente de consultores, orientadores e professores verdadeiramente motivados em descentralizar esse conhecimento. Como são poucos que se especializam, eles geralmente ficam sobrecarregados e se tornam seletivos no atendimento à clientes.

Aproveite para baixar nossa planilha de Comparação de Investimentos:

comparacaodeinvestimentos

Mas nem tudo está perdido. A GFAI foi fundada com esse propósito, dar acesso ao planejamento financeiro pessoal para todas as pessoas, com preço super acessível para o varejo, justamente para descentralizar esse privilégio que hoje é de poucos. Por isso, recomendo fortemente que agende uma Clínica Financeira para receber um diagnóstico pessoal.

E falando em tempo, já tomei demais o seu, vamos finalizar o assunto. Antes, só volta rapidinho naquela primeira imagem do artigo, em que eu pedi para você guardar a informação por uns instantes.

A realidade que vivemos é essa mesma que você viu, poucas pessoas (as mais ricas) sendo muito bem atendidas por especialistas, enquanto a grande maioria aplica seu dinheiro no pior investimento do momento, a poupança! Por mera falta de conhecimento.

Por esse motivo a GFAI Investimentos foi criada e é por isso que você está aqui, porque está interessado(a) em encontrar soluções, porque não quer fazer parte da estatística de pessoas que perdem dinheiro pois não sabem investir!

Desde já você merece os PARABÉNS só por estar lendo esse artigo agora. O seu interesse já é um grande diferencial, acredite!

Então marque uma Clínica Financeira, nós conseguimos te ajudar. Participe, deixe dúvidas, acompanhe os posts que trazem muitas  orientações e conhecimentos para você se tornar um bom investidor.

Hoje o conhecimento está nas mãos de poucos, mas eu sonho que esse direito pertença à muitos. Vamos descentralizar isso daí. É muito mais simples do que você imagina.

Conhecimento é o seu bem maior e a única coisa que NINGUÉM no mundo pode tirar de você! Chega mais, inscreva-se e venha aprender como se faz!

Domine o assunto você mesmo e não dependa das indicações de gerentes de banco, da família e de amigos pois, na maioria das vezes, não são as melhores opções para você.

Lembre-se, quem pode dizer o que é melhor para você, é apenas você mesmo! Conheça, pesquise, aprenda!

banner_clinica

Mariana_

POUPADORES

Redes Sociais

Gostou? Deixe aqui seu comentário