10 atitudes que farão você nunca ter dívidas fora de controle


Redes Sociais

No mês de julho foi registrado 64 milhões de Inadimplentes no Brasil, dentre este número existe um percentual muito representativo de pessoas que poderiam ter evitado tal situação, tomando medidas preventivas simples, mas que fazem toda diferença. Por isso, listamos 10 atitudes que farão você nunca ter dívidas fora de controle. Vamos a elas?

1- Tenha um Planejamento Financeiro

dívidas fora do controle

É a melhor maneira de evitar gastos desnecessários e que não estão dentro do seu orçamento e planejamento.

Planejamento Financeiro é muito mais do que uma planilha de controle de gastos. Estar atrelado a um plano de metas e objetivos pessoais faz com que seu Planejamento Financeiro seja muito mais eficaz a longo prazo. (Saiba mais sobre Planejamento Financeiro Pessoal: http://qifinanceiro.com.br/planejamento-financeiro-pessoal/)

2- Viva com 80% de sua renda

dívidas fora do controle

Seja qual for seu estilo de vida, sempre direcione 10% dos seu salário para o colchão de segurança (despesas emergenciais) e 10% para investimentos. Essa atitude fará com que você tenha maior controle nas situações adversas ou emergenciais.

3- Não deixe de dar um destino certo ao seu dinheiro

dívidas fora do controle

Imagineo colocando em potes determinados com etiquetas, cada um com o valor exato para ser gasto em determinado produto, serviço ou lazer. Essa atitude fará com que, na aquisição, você não gaste mais do que o planejado previamente.

4- Não faça compras por impulso

de compras con una mujer (1)

Por mais irresistível que lhe pareça, faça a você mesmo 3 (três) perguntas básicas antes de cair em tentação: preciso mesmo comprar isso? Posso esperar um tempo mais oportuno? Tenho dinheiro disponível para comprar?

Sabendo a resposta para essas 3 perguntas, suas compras serão muito mais inteligentes e ajudarão você a nunca ter dívidas fora de controle.

5- Não assuma parcelamentos excessivos

parcelamento

Mesmo que o vendedor sugira insistentemente aquelas famosas “suaves parcelinhas”, não aceite parcelamentos que somados não encaixam no seu orçamento do mês e planejamento de curto, médio e longo prazo.

Aliado às 3 perguntas citadas na atitude 4, essa é uma das mais importantes para o bom controle da sua vida financeira.

Para saber qual a melhor opção de Pagamento À Vista ou Parcelado, baixe gratuitamente nossa planilha:

pagamentoavistaouparcelado

6- Não gaste sem ter condições

queimando-dinheiro

Queimar dinheiro, apenas por status social para impressionar alguém ou só porque um colega de trabalho ou vizinho já possui tal objeto, não é uma atitude inteligente para quem quer ter saúde financeira e não correr o risco de entrar em dívidas fora de controle.

7- Nunca utilize o crédito rotativo do cartão de crédito ou o limite do cheque especial

cheque_especial_1

Essas linhas de crédito são muito caras e responsáveis por 70% dos casos de alto endividamento de pessoas que acabam incorporando indevidamente os limites nas suas rendas mensais. Portanto, fique longe delas!

8- Espere o momento certo da compra

compras

Não fuja do seu Planejamento Financeiro. Aproveite as melhores oportunidades para comprar à vista procurando sempre obter ótimos descontos e, quando parcelado, aceite apenas parcelas que caibam no seu orçamento.

9- Sempre considere todas as despesas ao adquirir um bem

Parcelamento-IPVA-2016-passo-a-passo-2

Ao comprar um carro, não deixe de considerar também as despesas de IPVA, licenciamento, seguros e manutenção, uma vez que este também é um dos grandes motivos causadores da inadimplência. A mesma atitude serve para compra de bens imóveis, onde deve levar em consideração IPTU, ITBI, gastos com a documentação, reformas e a reserva para a manutenção do bem.

Aproveite para baixar gratuitamente a Planilha Quanto Custa Manter um Carro:

carro_

10- Faça sempre uma lista detalhada de compras

f024841f-e14a-42d9-b72d-b27e42ddf142

Antes de ir ao supermercado, shopping ou a qualquer loja do comércio, faça uma lista de compras para saber exatamente qual sua necessidade de produtos e evitar que compre mais do que seu orçamento permite.

Seguindo estas recomendações, você fará parte de um número especial de pessoas que destinam os seus recursos extras (13º salário, bônus, PLR…) para compras e investimentos previstos em seu Planejamento Financeiro Pessoal.

banner_clinica

Eduardo_

Dívidas fora de controle

Redes Sociais

Gostou? Deixe aqui seu comentário